Culinária brasileira é destaque na Expoalimentaria

 
 
Imagine juntar o bacuri do Norte com o café de Minas Gerais. Ou o aipim do Rio de Janeiro com o arroz da região Sul. O resultado não poderia ser diferente: uma explosão de sabores e texturas. Para apresentar as delícias do Brasil na Feira Expoalimentaria, no Peru, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) promove uma degustação gourmet no estande Brazil - Family Farming. Todos os oito empreendimentos participam da ação e as receitas foram pensadas em conjunto.
A parceria do arroz da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap) com o aipim da Cooperativa de Produtores Rurais do Rio de Janeiro (Agroverde) resultou no prato tradicionalmente conhecido no Brasil como “vaca atolada”.
“O público está adorando a degustação. A ideia trouxe mais qualidade na hora de apresentar os nossos produtos. A vaca atolada é legal porque foi possível mostrar a textura do nosso aipim, que tem agradado e já é tido como mais saboroso que o do próprio Peru”, garante Diego Barreto, representante da Agroverde.
A Cooperativa Regional Agropecuária Sul Catarinense (Coopersulca) apostou no arroz carreteiro, com uma pitada de tempero peruano, para agradar aos visitantes locais. Para a sobremesa, o bacuri, da Fazenda Bacuri, da região Norte, juntou-se ao café de Minas Gerais, da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam). “A ideia foi de um mousse de bacuri com espuma de café. Para decorar, usamos compota da fruta. O objetivo foi misturar todos os sabores para mostrar a diversidade do nosso país”, conta Hortência Osaqui, da Fazenda Bacuri.
A Fazenda Bacuri ainda apresentou a tradicional receita do açaí com o guaraná, da Associação dos Agricultores Familiares do Alto Urupadi (AAFAU). “A combinação do açaí com o guaraná é perfeita. Uma mistura de fibra com energético natural. Um sabor suave, e, ao mesmo tempo, muito característico da região da Amazônia”, explica Clovis Canarama, representante da AAFAU.
Para idealizar todos as receitas, o estande contou com a participação especial da gastróloga peruana Chyntia Torres, de 34 anos, premiada com excelência acadêmica na área de gastronomia. “Não conhecia muitos os produtos do Brasil e estou fascinada. Ao pensar no menu, vou provando e sentindo os sabores brasileiros que são tão sensacionais. Está fantástico”, comemora.
Para agradar o paladar dos visitantes peruanos, Torres também preparou receitas típicas do país, tais como, arroz con pollo (arroz com frango), e arroz rojo (arroz com carne e legumes). “Somos apaixonados por arroz. Quando soube que teríamos a iguaria brasileira, já comecei a elaborar pratos da região. Acho que conseguimos agradar ao público”. Quem provou, garantiu o sucesso. “Maravilhoso. A culinária brasileira é realmente muito saborosa. Fiquei impressionado com o gosto do açaí”, disse Juan Peres, de 27 anos.
A feira Expoalimentaria termina nesta sexta-feira (29) e a expectativa é que mais de 50 mil pessoas visitem os 600 estandes espalhados pelo evento.
Expoalimentaria 2017
A Expoalimentaria é tida como um ponto de encontro internacional de empresas exportadoras e recebe compradores dos cinco continentes. No ano passado, cerca de 45 mil pessoas visitaram os mais de 600 expositores participantes. Este ano, a expectativa é que o público ultrapasse 50 mil. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) está presente na feira com a promoção do estande Brazil ‘ Family Farming. Oito empreendimentos integram a delegação brasileira com os mais diversos produtos. Leia mais aqui.

Rafaella Feliciano
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0128 / 0127 e imprensa@mda.gov.br
http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/culin%C3%A1ria-brasileira-%C3%A9-destaque-na-expoalimentaria

Comentários