Disponibilizando as gravações das 4 mesas

 


Caro(a)s Colegas

É com grande satisfação que as Redes de Sistemas Agroalimentares Localizados (SIAL) Brasil e a Rede Sial Americana disponibilizam a todas e todos, os conteúdos de gravação de quatro Mesas Virtuais sobre temas relevantes relacionados aos sistemas agroalimentares. Os apresentadores são professores, pesquisadores e técnicos renomados e com larga experiência nas áreas específicas, trazendo exemplos práticos e referenciais teóricos que embasam suas apresentações e vivências. São as seguintes seções:

·         Mesa 1 – “Governança e Políticas Públicas” - é referente aos sistemas agroalimentares, localizados nos países do Sul, especialmente aqueles voltados para a agricultura familiar. As análises e exposições tratam de potenciais saídas e caminhos em relação ao atual quadro de desmonte ou enfraquecimento das políticas públicas, importantes também em um contexto de pandemia. A gravação integral dessa seção pode ser acessada através do link abaixo:

https://www.facebook.com/640710155/videos/395349415399397/

·         Mesa 2 – “Inovação e Tecnologia Local” – traz importantes iniciativas de tecnologias sociais no âmbito dos sistemas agroalimentares localizados, considerando inovação como uma construção social endógena/exógena relacionada aos contextos e atores que fazem parte do processo. A gravação integral dessa seção pode ser acessada através do link abaixo:

https://www.facebook.com/groups/redSIAL/permalink/4834493236575282/

·         Mesa 3 – “Comercialização e Consumo” – além de apresentar os principais desafios referentes à comercialização de produtos, especialmente os da agricultura familiar, em uma perspectiva da criação social de mercados, são apresentadas iniciativas práticas referentes a comercialização e mercados para esses produtos em diversos países. O âmbito do consumo é, por sua vez, analisado na perspectiva de segurança alimentar e das novas tendências de preferências dos alimentos nos setores urbanos e rurais. A gravação integral dessa seção pode ser acessada através do link abaixo:

https://www.facebook.com/groups/redSIAL/permalink/4859573810733891/

·         Mesa 4 – “Formação com enfoque SIAL” – esta seção é principalmente importante no âmbito dos conteúdos acadêmicos e respectivas formações de profissionais para atuação em sistemas agroalimentares na perspectiva de integração de saberes ao urbano e aos territórios rurais. Aponta como universidades de países latino-americanos (México, Argentina, Brasil) e europeus (Itália e programas de financiamento europeus), constroem e praticam novas formas de ensino/currículos visando uma maior integração de regiões e atores em uma perspectiva de valorização dos conhecimentos locais e atores regionais. A gravação integral dessa seção pode ser acessada através do link abaixo:

https://www.facebook.com/groups/redSIAL/permalink/4879119245446014/

Um abraço a todas e todos e esperamos que esses vídeos possam ajudar na construção sustentável de novas iniciativas em sistemas agroalimentares nos nossos países.

Cordiais saudações,

Gilberto Mascarenhas e Michelle Carvalho

Rede Sial Brasil

Comentários