Caravana Agroecológica lança o projeto "RotasZer0"

Em Portugal, o objetivo do projeto é "sensibilizar os consumidores para a importância das práticas agroecológicas e do consumo de proximidade, através de visitas a produções próximas da sua área de residência".



A Caravana AgroEcológica, em parceria com o TAGIS - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, está a desenvolver o Projeto RotasZer0. O objetivo é "sensibilizar os consumidores para a importância das práticas agroecológicas e do consumo de proximidade, através de visitas a produções próximas da sua área de residência".

O projeto, financiado pelo Fundo Ambiental, visa ainda informar sobre a importância da circularidade nos sistemas agrícolas e da existência de biodiversidade nesses mesmos sistemas, nomeadamente no contexto de práticas de compostagem.

Está prevista a realização de 15 rotas pelo país, nas quais um pequeno grupo de consumidores locais visitará entre 2 a 3 produções agrícolas, ficando a conhecer os produtores, os produtos e as práticas de cultivo. Posteriormente será produzido um documentário e um conjunto de pequenos vídeos acerca de cada rota.

No âmbito desta nova iniciativa está também a ser promovido um pequeno inquérito a produtores e consumidores, disponível aqui.

https://www.minhaterra.pt/caravana-agroecologica-lanca-o-projeto-34rotaszer034.T13795.php

Comentários