Pular para o conteúdo principal

Forum para o desenvolvimento sustentável dos ambientes de montanha do Brasil

 



Desenvolvimento sustentável, patrimônio histórico, cafeicultura, turismo e conservação ambiental e de recursos hídricos são alguns dos temas que serão tratados no Fórum para o Desenvolvimento Sustentável dos Ambientes de Montanha do Brasil, que será realizado on-line pela Embrapa nos dias 2, 7, 9 e 11 de dezembro. O evento é organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Treinamento de Agricultores (NPTA), situado em Nova Friburgo, RJ, e vinculado a Embrapa Agrobiologia, Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Solos. O evento também conta com a parceria da Embrapa Pecuária Sul, da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da Universidade do Estado da Bahia e das organizações Casa dos Saberes e Crescente Fértil. A transmissão será feita pelo canal da Embrapa no Youtube. Serão emitidos certificados de participação por dia para quem se inscrever. Os links estão disponíveis na programação abaixo.

Contexto

As montanhas constituem aproximadamente 22% da superfície terrestre. Estima-se que cerca de 17% do território brasileiro esteja localizado em ambientes de montanha, os quais detêm grande parte dos fragmentos remanescentes de florestas naturais, fontes hídricas e outros recursos que asseguram a prestação de diversos serviços ecossistêmicos essenciais ao bem estar humano, à manutenção da biodiversidade e ao equilíbrio natural. Esses ambientes estão entre os primeiros a serem afetados pelas mudanças climáticas e pelas crescentes pressões urbanas, fatos que já repercutem nos aspectos ambientais, econômicos e sociais. Tais pressões apontam para a clara necessidade de estratégias específicas e transversais visando à proteção, conservação, restauração, valorização e ao desenvolvimento sustentável desses territórios, para o benefício de toda a população.

Em breve

O encerramento do Fórum, no dia 11 de dezembro, prevê ainda uma breve comemoração do Dia Internacional das Montanhas – instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2003 para incentivar a conservação e o desenvolvimento sustentável das montanhas –, com a participação de representantes de organizações internacionais como Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU), Union of International Mountains e Mountain Research Initiative (MRI), entre outras, que falarão sobre a temática Desafios para pesquisa e inovação para o desenvolvimento sustentável dos territórios de montanhas da América Latina e do Caribe. Em seguida, será feito o pré-lançamento do I Encontro Internacional da Rede Latino-Americana e Caribenha de Pesquisa e Inovação em Ambientes de Montanha (Lacmon), que será realizado de 11 a 13 de maio de 2021.

Programação completa

02/12/2020 - 10 às 12 horas: Montanhas e a conservação dos recursos hídricos

● Rachel Bardy Prado, pesquisadora da Embrapa Solos

● Juracy Marques dos Santos, professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Moderador: Décio Tubs Filho, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=vtFyyBDJoNk

 

07/12/2020 - 10 às 12 horas: Estratégias produtivas e desenvolvimento territorial endógeno em ambientes de montanhas

● Marcos Borba, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul

● Renato Linhares de Assis, pesquisador da Embrapa Agrobiologia

Moderador: Gilberto Mascarenhas, professor da UFRRJ

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=DeMVzSeqLmc

 

09/12/2020 - 10 às 12 horas: Montanhas como espaço de conservação ambiental e turismo

● Luis Felipe Cesar, diretor-adjunto da organização Crescente Fértil

● Lia Caldas, uma das responsáveis pela Associação dos Criadores e Promotores de Saberes e Práticas Sustentáveis (Casa dos Saberes)

Moderador: Mauro Sérgio Vianello Pinto, pesquisdor da Embrapa Agroindústria de Alimentos

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=Lcr7STa2TXU

 

11/12/2020 - 10 às 12 horas: Montanhas, patrimônio histórico, café e turismo

● Mônica Alves Amorim, Universidade Federal do Ceará (UFCE)

● Francine Ramalho, Instituto Humanitário Florescer da Serra

Moderador: Celso Merola, chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=Ao0gzNWFuqg

Sede da Embrapa

 

Parque Estação Biológica - PqEB s/nº.

Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901

Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 | SAC

 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

Todos os direitos reservados, conforme Lei no 9.610.

Portal Embrapa (Versão 3.96.0) p02

Comentários