Reorganização da Rede Sial



Colegas

Um pedido...

Em primeiro lugar, pedimos sua paciência em ler essa comunicação que tem apenas uma página (nesses tempos de Twitter), mas atende à necessidade de informar e atualizar os participantes sobre Rede Sial Brasil, buscando uniformizar, no momento, algumas perspectivas.


A Rede Sial Brasil é constituída por pesquisadores, produtores, ONGs, professores e representantes de diversas entidades direta ou indiretamente vinculadas ao sistema agroalimentar brasileiro. Iniciada em 2015, a Rede sempre se pautou por aliar pesquisa acadêmica e buscar se inserir em iniciativas no mundo real orientadas à valorização de produtos locais e à segurança alimentar. Sendo assim as iniciativas da Rede (ver nosso blog para maiores detalhes em http://redesialbrasil.blogspot.com/) incluem diversas abordagens sempre a partir da produção com vínculos territoriais, mas também expandindo o significado de “localizado” às alianças verticais e horizontais de cada cadeia produtiva considerada, bem como aos sistemas de distribuição da produção, em uma perspectiva de valorização de produtos artesanais, da agricultura familiar e dos atributos ligados à origem. Nesse sentido, a Rede organizou eventos como a Oficina sobre Queijos Artesanais em Joinville em agosto de 2016, participou em congressos SIAL na Dinamarca e na França e, mais recentemente, em Manizales, Colômbia.

2. Dinâmica de Atuação.

Por ser uma estrutura não-hierárquica, não ser pessoa jurídica e por ser operada por membros que são voluntários, como toda rede, a Rede Sial Brasil passa por momentos de maior ou menor atividade, a depender da disponibilidade de tempo de seus membros para empreender ações voltadas para os seus objetivos coletivos (perfil “fênix”, das redes). Por isso, eventos conjunturais que afetam o setor agroalimentar são os principais catalizadores (gatilhos) de ações da Rede, como no caso do problema enfrentado pelos queijos artesanais em 2016, os novos desafios e releituras do enfoque SIAL nos dois congressos referidos e, atualmente, a ameaça do Coronavirus. Além ações conjunturais, a Rede Sial Brasil mantém um blog para divulgação de notícias e iniciativas, uma lista de discussão Google ( https://groups.google.com/forum/?hl=pt-BR#!forum/rede-sial-brasil ) para debate de questões de interesse dos membros e um acervo de artigos sobre pesquisas em SIAL.

3. Ações Atuais.

Esse momento da rede é uma fase de reorganização, já que as coordenações anteriores já cumpriram seu tempo e pelo fato de que a Rede Sial Americana se reorganiza também e solicitou às redes e nodos em países da América Latina juntar esforços para recompor as ações e constituir nova instância de coordenação. Em termos de Brasil, estamos realizando dois movimentos: 1) recadastrando membros ou participantes que tenham interesse ou convergência com a temática; e 2) discutindo os novos rumos da Rede SIAL Brasil. Esses novos rumos decorrem da necessidade de adaptação e interação com as mudanças no ambiente setorial, político, ecológico e econômico, que nos afetam nesses primeiros anos do século XXI, onde as soluções e propostas que haviam no passado não se adaptam, em sua totalidade, ao novo paradigma (Kuhn) de crises ambientais, enfraquecimento do multilateralismo, debilidade de políticas públicas voltadas para o setor rural e, em especial, para agricultores familiares e outros com menor escala de produção.

4. Próximos Passos

Com base no exposto, na qualidade de animador provisório da rede, já que não elegemos ainda uma estrutura mínima de coordenação, achamos que seria o momento de iniciarmos os dois movimentos citados através de apresentação dos participantes e sugestões sobre os novos rumos da rede. Essa é uma forma de construirmos juntos uma plataforma de trabalho e de pesquisa que expresse, de forma participativa, os anseios do coletivo. Na próxima segunda-feira (20/04) vamos abrir um espaço para manifestações e dar continuidade às apresentações dos participantes, seguindo a excelente sugestão do colega Caio, mas organizadas em alguns tópicos para que possamos, de forma participativa e coletiva, construir as novas plataformas de trabalho da Rede Sial Brasil.

Abraços a todas e todos, cuidem-se e fiquem em casa, na medida do possível.

Gilberto
Animador Provisório da Rede

Comentários