Projeto Horta Comunitária Nutrir




Bom dia colegas,

Sobre o tema Hortas Urbanas, compartilho com vocês um projeto aqui da UFRN muito interessante. É uma iniciativa do Departamento de Nutrição, em parceria com outros Departamentos da Universidade. Uma das abordagens que nos interessou é integrar a nutrição com a produção dos alimentos. Um trabalho interessante é a aproximação dos programas de aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, orientando os nutricionistas a elaborar os editais respeitando os produtos locais e a sazonalidade. Vamos buscar uma parceria com o grupo.

Coordenadora do Projeto: MICHELLE CRISTINE MEDEIROS JACOB - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
Endereço eletrônico: michellejacob@ccs.ufrn.br

Título do Projeto: Nutrir Hortas Comunitárias como instrumento de construção da Democracia Alimentar: a Educação Alimentar e Nutricional como ferramenta de promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada

O que é a HCN?
Trata-se de um projeto de horta urbana, comunitária, com fins educativos, que privilegia Plantas Alimentícias Não Convencionais da biodiversidade brasileira, em uma abordagem sustentável do sistema alimentar, visando a promoção da saúde humana e ambiental.

Nossas ações
A Horta Comunitária Nutrir (HCN) é uma iniciativa dos Departamentos de Nutrição, Botânica e Zoologia, Ecologia e da Escola Agrícola de Jundiaí da UFRN. Fazem parte dela 9 docentes da instituição, diversos estudantes de graduação e pós-graduação e membros da comunidade externaAlém de ser espaço para desenvolvimento de atividades de 8 componentes curriculares de graduação, a horta também é cenário de mutirões quinzenais, onde todos os participantes encontram-se para conviver e cuidar das mais de 100 espécies implantadas em uma área de 10 m2no Departamento de Nutrição.

Nutrir na cidade
Promover ambientes saudáveis também na cidade é um dos objetivos do projeto. Por isso, as ações da HCN não se limitam ao espaço da universidade. O apoio à implantação de hortas pedagógicas em escolas da rede básica de ensino é uma das atividades que compõe a agenda semestral da equipe Nutrir.

Links para consulta:


Comentários