MOVIMENTO OCUPA PARATII – AGROECOLOGIA E ECONOMIA SOLIDÁRIA






PROGRAMAÇÃO

O OCUPA PARATII é uma grande feira multicultural, idealizada pela sociedade civil, e apresenta produtos essencialmente artesanais, rodas de conversa e apresentações culturais.
NOSSA MISSÃO
Valorizar a cultura local, oportunizar inicitivas socioeconomicas de valor e legitimidade comunitários e fortalecer redes populares.
QUEM SOMOS ?
Somos um coletivo formado por agricultores familiares, artesãos, educadores e artistas locais.

QUINTA DELAS
(26/07/18)
10:00 Oficina de Teatro
Apresentação: Grupo Teatro de Roda.
O Teatro de Roda é um gênero interativo em que artistas e público dão-se as mãos, formando várias rodas, uma dentro da outra – é um teatro para todas as idades, celebra o respeito à diversidade de mãos dadas, integrando faixas etárias
13:00 Banda Matéria Orgânica
14:00 Sarau de Boas Vindas
Apresentação: Nega Pisou + Flávio de Araújo
A atriz Claudia Ribeiro fará o Cortejo de Boas Vindas do OCUPA PARATII, recitando poesias paratienses e fazendo uma ligação com a importância da Economia Solidária dentro de nosso município. Junto desse lindo cortejo, estará Flávio de Araújo, nosso poeta paratiense, recitando poesias de sua autoria, que mostra as lutas, os saberes e sabores do povo de Paraty.
14:30 Roda de Conversa: OCUPA PARATII – A força e a união das comunidades, em uma economia solidária.
Mediação: Coletivo SOMAR Economia Solidária
Será feita a apresentação de todo o Ocupa Paratii, identificando as comunidades, coletivos e parceiros . A roda tras ao público a importância da união de pequenos grupos e coletivos, mostrando que é possível uma nova forma de economia, onde todos colaboram e o centro de tudo é a força das comunidades, com suas riquezas culturais e artesanais.
16:00 Roda de Conversa: Não Nos Calarão
Mediação: Coletivo de Mulheres Pretas + Coordenação Especial da Mulher + Maria Angélica Ribeiro
A roda Irá trazer ao público uma visão ampliada a cerca da violência contra as mulheres no município, como feminismo tenta combater a cultura do estupro, com recorte para o crescente número de violência contra a mulher preta.
Haverá, ainda, uma homenagem protesto à vereadora Marielle Franco.
17:30 Roda de Conversa: Valorização da Beleza Negra
Mediação: Coletivo de Mulheres Pretas
Esta conversa destaca ao publico o quanto a beleza negra é esteriotipada.
19:00 Recital Hilda Hist, uma mulher a frente do seu tempo.
Algumas mulheres farão leitura de trechos da obra literária de Hilda Hist.
____________________________________________
SEXTA INCLUSIVA
(27/07/18)
09:00 Peça Samba Lelê
Apresentação: Grupo Teatro de Roda.
O musical das cantigas para toda a família. SAMBA-LELÊ nos leva à aventura e às escolhas entre liberdade e responsabilidade, nos jogos e nas brincadeiras, em um exercício lúdico de participação e cidadania
10:30 Roda de Conversa: Territoriedades e identidades
Mediação: Pedro Cury e Eloísa Marques.
Os artistas plásticos Eloísa Marques e Pedro Cury trazem para o público suas experiências com o projeto “Artes e Ofícios: Saberes e Fazeres Ancestrais e Civilizatórios”, um projeto de pesquisa-ação, com foco na capacitação artesã, sustentabilidade econômica, formação de multiplicadores e intercâmbio cultural, por meio do desenvolvimento de oficinas do fazer artístico e artesanal.
13:00 Roda de Conversa: Somos Natureza, Vivências Eco-Integrativas
Mediação: Amanda Vendramimt
Somos natureza " é uma vivência eco-integrativa que visa contribuir para uma vida mais integrada aos ritmos naturais e sustentáveis . A partir de dinâmicas o público será conduzido por formas de conhecimentos corpórea e intuitiva para o despertar da consciência, buscando através do auto conhecimento uma relação mais saudável com o ambiente e pessoas .
14:00 Roda de Conversa: Agroecologia e a luta contra os agrotóxicos
Mediação: Articulação de Agroecologia da Costa Verde + Agricultores Familiares de Paraty
Articulação de Agroecologia da Costa fará uma apresentação de suas vivências e conquistas no território. E pretende, através de relatos e informativos, provocar à reflexão sobre os efeitos negativos do uso de agrotóxicos. Também destacará as experiências agroecológicas positivas, como forma de resistência e resiliencia à realidade triste que o país se encontra, permitindo e incentivando politícas de abertura para agrotóxicos potencialmentes nocivos a saúde .
15:30 Roda de conversa: Da exclusão à Cidadania
Mediação: Centro de Atenção Psicossocial
Na roda de conversa do CAPS, a psicóloga Januária Pralon e a assistente social Eloá Moraes, junto a alguns usuários do CAPS, tocam em assuntos bem pertinentes e que não são conhecidos pelo grande público. Traremos temáticas como internações compulsórias, ferramentas de cuidado para sofrimento psíquico.
16:00 Sarau com poesia
Apresentação dos usuários do CAPS + Slam de Quinta
O sarau pretende alertar para a importância da inclusão social dos usuários do CAPS. Com poesias e músicas, os usuários falam de sua realidade de forma leve. Este ano o Sarau do CAPS terá a parceiria do coletivo Slam de Quinta, movimento de jovens do município, que enfatiza e dá visibilidade à cultura marginal, em suas distintas linguagens.
18:30 Campanha: Libertem Nosso Sagrado
Lançamento da campanha "Liberte Nosso Sagrado" em Paraty. Tocando em temas ligados a intolerância relgiosa, a roda será tocada pelos organizadores da campanha e convidados. Visa libertar os objetos aprendidos pela polícia em cultos afros – brasileiros no século passado, e que ficaram presos no museu da polícia civil desde então.
22:00 Banda Baião de Spokens
A apresentação mescla performances poéticas com música, experimentações sonoras e visuais, proporndo ampla pesquisa e prática no universo da palavra, ao incorporar versos e narrativas num diálogo entre o tradicional e o contemporâneo
____________________________________________
SÁBADO TRANSFORMADOR
(28/07/18)
10:00 Peça Samba Lelê
Apresentação: Grupo Teatro de Roda.
Reapresentação
11:00 Cordel Off FLIP
Apresentação: Aderaldo Luciano, Zé Salvador, Severino Honorato, Edmílson Santini.
A Caravana do Cordel, é um movimento/escola poético-político-pedagógico, cujo objetivo é reunir poetas em torno da propagação, da divulgação, do estudo, da produção e da pesquisa do (e sobre) cordel brasileiro.
13:00 Banda Nikkita Fire Burn
14:00 Roda de Conversa : Paraty entra no Clima!
Apresentação : Agenda 21 e Passaporte Verde
A Agenda 21 apresenta três temas: Oo programa mundia de Redição de Emissão de CO2 (Tratado de Paris), um progama local de Carbono Compensado desenvolvido como o apoio da UNIAMP e uma apresentação sobre a importância da presença das áreas legalmente protegidas em Paraty.
16:00 Roda de Conversa : Coleta Seletiva
Mediação: Secretaria do Meio Ambiente
A roda de conversa tem por objetivo apresentar a Coleta Seletiva de Paraty para o público, trazendo dados do trabalho realizado e explicando a importância deste projeto para o município
17:00 Roda de Conversa : Uma outra intervenção é possível. Intenrvenção nunca mais!
Mediação: Coordenadoria da Juventude
Roda de conversa mediada pela Coordenadoria da Juventude com professores de história da rede pública e estudantes tendo como tema o pedido de parte da população por uma intervenção militar. A ideia é mostrar que outras intervenções são possíveis e elas que realmente podem transformar a sociedade, como intervenções artísticas e esportivas.
18:00 Território da Juventude
Apresentação: Coordenadoria da Juventude
Grupos de dança de rua e de RAP, mostrando possibilidades de intervenções em espaços públicos.
19:30 Lançamento dos Livros Off Flip
Apresentação : OffFlip
A participação é livre. Os escritores populares podem fazer a inscrição prévia, e apresentam os trabalhos autorais para celebrar o lançamento.
Inscrições: Na pagina da OffFlip, na livraria da off Câmara de Vereadores e na tenda da Agenda 21
22:00 Show de Encerramento OffFlip: Carina Braz e Banda + Grupo Arteatro
A cantora e compositora caiçara, Karina Baz e Banda e a performance do Grupo Arteatro do Cembra, apresentam o show – A Marca do Destino – Paraty, Cultura em Verde e Azul
23:15 Baile Caiçara
Ciranda de Ubatuba + Cirandeiros de Paraty + Fandango Bacurau
____________________________________________
DOMINGO DIFERENCIADO
(29/07/18)
10:00 Roda de Conversa : Educacar para a fraternidade
Mediação: Janaina Giocomini e Priscila Lima
Escola Quintal Mágico
Em tempos de muita informação e cultura de consumo em alta atrelados a necessidade de conhecimento global e aperfeiçoamento moral, como contribuir com uma visão e postura sistemica e orgânica para um educar mais fraternal, não eximindo o nosso eu mas contribuindo para o nós? Convidamos a todos a dialogarem conosco sobre temas e necessidades tão atuais
13:00 Roda de Conversa : Educação Diferenciada, Experiências Territorializadas em Paraty
Mediação: Fórum de Comunidades Tradicionais
A roda irá trazer ao público o tema da Educação Diferenciada nas comunidades tradicionais. Falar em educação diferenciada significa reconhecer que os processos de aprendizagem de comunidades tradicionais se diferem da educação padronizada dos currículos escolares, pois traz em sua prática os conhecimentos e as formas de sua transmissão próprios da comunidade, da cultura e do território em que vivem. Desta forma, buscamos uma educação crítica que valoriza a cultura e os saberes do território.
14:30 Coral Indígena
Apresentação: Aldeia Itaxim – Paraty-Mirim
17:30 Banda Seu Maia
18:30 Luís Perequê
20:00 Grupo Mundiá - Carimbó

OCUPA PARATII
ATELIÊS
Artesaninhaparaty
Ateliê Arte Crazy
Ateliê Artuso
Ateliê BeeZum
Ateliê Ciranda de Cores
Ateliê Feltro Arte
Ateliê Féminina
Ateliê Fibra e Arte
Ateliê Maré
Ateliê Nick Arte Toten
Ateliê Nó de Saci
Ateliê Teko Semente
Cardume (Coletivo de Artesãos de Ciranda de Tarituba)
Crocheteria Mônica Ferreira
Mato Alquimia Natural
WM Ateliê
AGRICULTURA FAMILIAR & CADEIA PRODUTIVA
AAPOP ( Associação Agroecológica de Produtores Orgânicos de Paraty )
Agroecologia Terra Antiga
AgroForquilha (Associação Agroecológica da Forquilha)
AME RIO ( Associação de Meliponicultores do Rio de Janeiro )
Angeli Temperos
Carina Trufas Encantadas
Doces Integrais da Maria
Doçuras da Tia Lúcia
Don Pablo Cervejas Artesanais
Ivani Mata Atlântica
PACOVÁ (Cooperativa de Produtores Rurais de Paraty)
Paraty chilli Pimentas
Produtores Independentes
Quintal Agroecológico
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paraty
COLETIVOS & MOVIMENTOS SOCIAIS
Agenda 21 – Fórum DLIS Local
Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro
Coletivo Feminista MAR ( Maria Angélica Ribeiro)
Coletivo Biblioteca Cora Coralina
Coletivo de Mulheres Pretas de Paraty
Coletivo de Músicos de Paraty confirma isso Lili
Coletivo Mercado das Artes de Paraty
Coletivo SOMAR Economia Solidária
Comitê pela Democracia
Escola Wladorf Quintal Mágico
Fórum de Comunidades Tradicionais de Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis
Slam de Quinta
NOSSOS AMIGOS
Banda Barão Spoken
Banda Matéria Orgânica
Banda Nikkita Fire Burn
Carimbó Mundiá
Celso Merola
Ciranda de Tarituba
Coral Indígena Aldeia Itaxim
Fandango Bacurau
Flavio de Araújo
Geise Mascarenhas
Gilberto Mascarenhas
Grupo Cirandeiro de Paraty
Janaina Giacomini
Jaqueline Teixeira
João Andrade
Jongo do Campinho
Karina Braz
Leonardo Oliveira
Luís Perequê
Nega Pisou
Olinéia Cysneiros
Palhaço Pichuruca
Pedro Cury e Elosia Marques
Regina Bertoldo
Rosani Sataneck
Seu Maia
Suzete Piovesan
Taliria Petrone
Tereza Corção
Viviane Tavares
CONSTRIBUIÇÕES INSTITUCIONAIS
CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)
Coordenadoria Municipal da Juventude
Coordenadoria Especial da Mulher
EMATER RIO ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro)
Realização:
Apoios:




Comentários