Nova edição da revista Ciência&Cultura discute a importância do conhecimento científico para a produção agropecuária suficiente e sustentável
Está no ar a nova edição da revista Ciência&Cultura, uma das publicações da SBPC. A revista traz como tema “Ciência e Agricultura”. A escolha desse tema foi motivado pela importância da agricultura para a economia brasileira. Coordenado por Zander Navarro, pesquisador da Embrapa, o Núcleo Temático desta edição traz artigos que versam sobre a importância da ciência e da tecnologia para a produção agrícola nacional como contraponto a argumentos apresentados em edições anteriores, enriquecendo ainda mais o debate sobre o assunto.
A seção “Tendências” traz uma análise sobre as revistas científicas predatórias e outras iniciativas nesse sentido.
Os 50 anos da Finep são celebrados em entrevista com o presidente da instituição, Marcos Cintra, que abre “Brasil”. Ele fala sobre a importância da agência para o desenvolvimento tecnológico do país e destaca algumas alternativas para proteger o orçamento para essa área no atual contexto de cortes orçamentários. A seção traz também reportagens sobre livro lançado recentemente com dados nacionais acerca da ciência no olhar dos brasileiros e sobre o desafio do aproveitamento de resíduos no setor sucroalcooleiro.
As controvérsias sobre as dietas low carb, que têm ganhado grande popularidade nos últimos tempos, são abordadas em reportagem de “Mundo”. O centenário da Revolução Russa e a descriminalização do uso da maconha nos Estados Unidos também são temas da seção.
Em “Cultura” trazemos reportagem sobre obras menos conhecidas do dramaturgo alemão Bertolt Brecht que chegaram recentemente ao Brasil. A seção conta ainda com textos sobre empresas que usam algoritmos para analisar emoções expressadas por usuários de redes sociais e sobre a inspiração oriental presente no barroco mineiro.
A revista Ciência e Cultura foi criada em 1949, um ano depois da fundação da SBPC. Sua linha editorial visa contribuir para o debate dos grandes temas científicos da atualidade, e atrair a atenção, principalmente das novas gerações de pesquisadores em formação, para uma reflexão continuada e sistemática sobre tais temas.
Acesse aqui a edição.
http://www.jornaldaciencia.
Comentários
Postar um comentário