Cartilhas técnicas para agricultores familiares estão disponíveis no site da Agricultura


Os interessados podem acessar a versão digital no site da Agricultura

Já estão disponíveis, no site da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), as versões digitais das cartilhas Boas práticas de fabricação; Uso de biodigestores; Produção agroecológica e Uso sustentável da irrigação na agricultura; por meio do link http://seagro.to.gov.br/pdris/cartilhas/. Por sua vez, as cartilhas impressas serão distribuídas aos produtores rurais em ações e eventos realizados pela Seagro. Os produtos são resultados de mais uma ação de fomento do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, destinada aos agricultores familiares do Tocantins.

O objetivo é difundir conhecimentos e tecnologias que orientem os produtores na adoção de tecnologias de plantio, manejo, colheita e comercialização de produtos, de fácil entendimento e com disponibilidade de acesso e download a qualquer momento e em qualquer lugar. A ação se refere à execução do subcomponente: Fomento do Desenvolvimento Local e Regional, fomentado pela Seagro, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Estado do Tocantins (PDRIS), financiado pelo Banco Mundial.

De acordo com o diretor de Gestão de Projetos da Seagro, Thiago Dourado, as cartilhas apresentam os sistemas de produção, mostram o passo a passo didático sobre como proceder cada etapa da produção, de acordo com o tema, e informa ainda sobre as políticas públicas direcionadas às atividades. “As cartilhas foram produzidas com base na realidade dos sistemas produtivos do Estado do Tocantins, utilizando linguagem simples, direta e privilegiando o saber”, destacou.

Conteúdo

Segundo a diretora de tecnologias sociais e sociobiodiversidade da Seagro, Marta Barbosa, a cartilha técnica sobre agroecologia apresenta o que é o sistema, traz informações e conceitos da atividade e ensina o passo a passo das práticas, além de orientar o agricultor sobre como ter acesso a essa política pública. “O agricultor vai aprender a como produzir biofertilizante natural e adubos orgânicos, entre outros”, afirmou. “Com ilustrações, a cartilha é de fácil leitura e acessível aos agricultores familiares”, opinou a diretora.

Já a cartilha técnica sobre o uso de biodigestores na agricultura familiar dá dicas de como adquirir um biodigestor de geomembrana, pré-fabricado e de fácil instalação. Além disso, ensina o passo a passo para montagem do equipamento. “A cartilha vai orientar o produtor a gerar seu próprio gás, deixando de gastar com a compra do gás de cozinha e obtendo mais renda”, explicou o tecnólogo em sistemas elétricos da Seagro, Reginaldo de Novais Rocha. “O agricultor também vai aprender a produzir biofertilizante, utilizando-o na produção de hortas agroecológicas”, orientou.

A cartilha Boas práticas de fabricação voltada para agricultura familiar, atende o público da agricultura familiar orientando sobre o modo correto de proceder dentro das estruturas dos alimentos de origens animal e vegetal. “Já a cartilha Uso sustentável da irrigação na agricultura familiar orienta sobre o manejo e uso correto para que os sistemas de irrigação durem mais e aumentem a produtividade nas lavouras”, explicou o diretor Thiago Dourado.
http://to.gov.br/noticia/2017/9/28/cartilhas-tecnicas-para-agricultores-familiares-estao-disponiveis-no-site-da-agricultura/

Comentários