Com o tema “Integração dos sistemas produtivos no Semiárido”, esta edição do Festival tem o objetivo de dar visibilidade às demais potencialidades da região que se somam ao umbu e promovem o bem viver no Semiárido. A programação está sendo pensada para despertar a necessidade de integrar as atividades desenvolvidas pelos/as agricultores/as familiares, no sentido de garantir a segurança alimentar e hídrica, geração de renda, permanência das famílias no campo, além de estimular o protagonismo das mulheres, homens e da juventude do Semiárido.
A integração dos sistemas produtivos envolve a diversificação da produção, considerando a criação de animais como caprinos, ovinos e aves, produção agrícola apropriada ao clima, beneficiamento de produtos oriundos do extrativismo sustentável da Caatinga e outras práticas de Convivência com o Semiárido que serão apresentadas no evento.
De acordo com Denise Cardoso, presidenta da COOPERCUC, o Festival é um momento de celebração, de dá visibilidade ao desenvolvimento da agricultura familiar nessa região. Para ela, esse ano o tema chama atenção para a compreensão de que “um único sistema produtivo para a agricultura familiar não tem viabilidade, a ideia é essa integração, essa diversificação para que as pessoas consigam ter produção e alimento saudável o ano inteiro”, ressalta Denise, citando como exemplo a carne de bode, a mandioca, a horta, além do umbu e outras potencialidades que fortalecem a agroecologia no Semiárido.
Durante o Festival, o público poderá visitar os stands de exposição e comercialização de produtos de diversos grupos do Semiárido, participar de palestras, oficinas, rodadas de negócios, além de degustar a culinária regional e prestigiar uma gama de apresentações culturais durante toda a programação.
A 9ª edição do Festival do Umbu é organizada pela COOPERCUC e conta com o apoio do Governo do estado da Bahia, das prefeituras de Uauá, Canudos e Curaçá e de organizações sociais parceiras.
AsCom Agência ChocalhoTexto publicado no site Coopercuc.
Comentários
Postar um comentário