O Sabor da Origem: produtos territorializados na nova dinâmica dos Mercados Alimentares

por John Wilkinson, Paulo Niederle, Gilberto Mascarenhas


Uma nova dinâmica vem chamando a atenção em vários mercados alimentares: a crescente valorização de atributos relacionados à origem dos produtos.

Este livro resulta de um esforço de pesquisa que, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), reuniu especialistas de diferentes áreas disciplinares, instituições e regiões do Brasil, com o objetivo de compreender a emergência dessa nova dinâmica e suas implicações para a reorganização dos mercados alimentares.

Dentre as inúmeras iniciativas que apontam nesse sentido, o livro privilegia as Indicações Geográficas, as quais constituem dispositivos de propriedade coletiva que destacam o vínculo específico entre um produto e o seu território, compreendidos aí os fatores ecológicos e culturais.

Os capítulos priorizam três segmentos onde esta dinâmica se mostra de maneira mais evidente: vinhos, queijos e cafés. Eles analisam as potencialidades e os desafios dos territórios brasileiros que tem se empenhado em reconectar estes produtos às suas origens, as quais se revelam nos aromas e sabores singulares, mas também nos saberes, nas tradições, nos hábitos e nas práticas culturais.

Ao mesmo tempo em que possui um viés analítico condizente com o trabalho de pesquisa acadêmica do qual resulta, o livro também foi escrito para estimular diálogos e reflexões com agricultores, consumidores, mediadores técnicos, gestores públicos, lideranças sociais e todos aqueles indivíduos e organizações que estão empenhados em construir novas  práticas, estratégias e políticas alimentares.

O livro já está disponível no site da editora:

Comentários