Por Nicole Ongaratto
Cooperação entre países e políticas de fortalecimento da agricultura familiar foram alguns dos temas debatidos no painel Cooperação Técnica e Humanitária Internacional e Promoção Internacional dos Produtos Brasileiros, realizado na última quarta-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O debate, mediado pelo diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini, contou com a participação do coordenador geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores (MRE), ministro Milton Rondó Filho, do diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do MRE, ministro Rodrigo de Azevedo Santos, e do diretor da Agência Brasileira de Cooperação Técnica, embaixador João Almino de Souza Filho.
Na oportunidade foram apresentadas iniciativas que colocam o Brasil como protagonista na agenda do comércio internacional de alimentos e na cooperação técnica entre os países Sul-Sul. Também foram abordadas as políticas de combate à fome e à pobreza executadas pelo país, que são referências mundiais.
Neste cenário, os participantes destacaram o papel fundamental exercido pela Conab. Além da articulação institucional, expressa pela colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA), a expertise brasileira nas ações de políticas públicas voltadas ao abastecimento e segurança alimentar executadas pela Companhia vêm sendo utilizadas como modelo para diferentes países, com destaque para o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).
Comentários
Postar um comentário