O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também

FAO cria concurso sobre mudanças climáticas e produção de alimentos
Imagem: www.greenme.com.br
Produzir alimentos para abastecer a crescente população global num cenário de mudanças climáticas é o desafio enfrentado por produtores e agricultores familiares em todo o mundo. Para que crianças e jovens reflitam sobre o tema, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) criou um concurso que convida os pequenos a mostrarem, por meio de um vídeo ou um pôster, como enxergam a situação.
A iniciativa da agência da ONU está relacionada às comemorações do Dia Mundial da Alimentação. Ele é celebrado em 16 de outubro e este ano tem como tema “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também”.
Estima-se que a Terra terá 9 bilhões de habitantes em 2050. Para atender a demanda de alimentos desta população, a FAO calcula que a produção mundial de alimentos terá de aumentar em 60%. Por outro lado, os efeitos oriundos das mudanças climáticas, como secas, estiagens, altas temperaturas, enchentes e outros desastres ambientais afetam diretamente os pequenos produtores e agricultores familiares, que produzem a maior parte dos alimentos produzidos.
O concurso é dividido nas categorias Pôster e Vídeo. Com ele, a FAO espera que as crianças e os jovens imprimam suas ideias sobre a relação entre as mudanças climáticas, os alimentos que comem e as causas da fome.
Para participar do concurso de pôster, é preciso ter entre 5 a 19 anos e produzir um desenho a mão ou digitalmente. Basta enviar as criações digitais, desenhos ou pinturas para o site do concurso. Serão três vencedores, sendo um deles com idade entre 5 a 8 anos, outro entre 9 a 12 anos e, por último, um com 13 a 19 anos.
Os adolescentes com idade entre 13 e 19 anos também podem participar do concurso de vídeos. Eles devem produzir um filme de não mais de um minuto sobre o tema, publicar em suas contas pessoais no YouTube com hashtag #WFD2016VideoContest e enviando o link para o site da competição. Nesta categoria serão dois vencedores. Um deles escolhido por um júri, e o outro determinado a partir do número de visualizações que o vídeo teve no YouTube.
Inscrições
O prazo para inscrever os trabalhos vai até 30 de setembro. Todos os vencedores serão selecionados por um júri e os resultados serão anunciados no dia 14 de outubro no site e nas redes sociais da FAO. O trabalho dos vencedores fará parte de uma exibição no escritório central da FAO em Roma durante a Semana Mundial da Alimentação, entre 10 e 16 de outubro. Os vencedores receberão também um presente surpresa e um Certificado de Reconhecimento.
Para mais informações, acesse o site do concurso.
Fonte: http://gife.org.br/fao-cria-concurso-sobre-mudanca-climaticas-e-producao-de-alimentos/

Comentários