Fazenda Subterrânea. Na Inglaterra, um experimento de agricultura futurista

Uma fazenda agrícola ecossustentável, construída no interior de um refúgio antiaéreo utilizado para proteger moradores de Londres dos bombardeios nazistas durante a Segunda Guerra, produz verduras sem pesticidas e com baixo impacto ambiental. Será uma precursora da agricultura do futuro?

Por: Equipe Oásis
Cultivo de ervas, saladas e mini-vegetais está sendo feito em túneis originalmente construídos durante a última Grande Guerra como abrigos anti-aéreos para a população de Londres
No subsolo de Londres está sendo posto em funcionamento um empreendimento agrícola ecossustentável para a produção de ervas e verduras. Trata-se de uma fazenda hi-tech que foi batizada com o nome de Growing Underground. Ela se encontra a 33 metros de profundidade, sob as ruas de Clapham, bairro localizado na região sudeste da capital britânica. As estufas para cultivo do projeto, bastante ambicioso, são montadas no interior de velhos refúgios antiaéreos construídos há mais de 70 anos para proteger os cidadãos ingleses de ataques com bombas por aviões nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
As características particulares dessas estruturas fornecem o isolamento necessário para manter constante a temperatura ideal de 16 graus centígrados no interior delas, o que possibilita o cultivo em condições otimizadas em qualquer estação do ano.
Solo e luz artificiais
A fazenda utiliza um sistema hidropônico (técnica de cultivo vegetal na qual a terra é substituída por um substrato inerte, através do qual água e nutrientes escoam em permanência) e um complexo de luzes LED para cultivar uma extensa lista de vegetais que incluem rúcula, radicchio, almeirão, salsinha, salsão, mostarda, etc.
A preparação e montagem da primeira estufa durou 18 meses de estudos e experiências, até se alcançar índices de otimização que viabilizam o projeto. O processo de produção não utiliza pesticidas e foi concebido de modo a consumir a mínima energia possível.
A fazenda inglesa usou também uma experiência precedente levada a cabo no Japão, onde há anos funciona uma plantação subterrânea hi-tech comercial especializada em alface.
Na cultura hidropônica, a planta é irrigada com uma solução nutritiva composta de água e sais minerais que, infiltrando-se no solo, volta depois para um circuito fechado para uma reutilização sucessiva. Dessa forma, explicam os idealizadores da Growing Underground, a plantação utiliza cerca de 70% menos água do que é necessário para o cultivo em campo aberto.
A fazenda subterrânea promete distribuir os seus produtos “do canteiro produtivo à mesa do consumidor em menos de quatro horas”. O impacto sobre o meio ambiente é mínimo, inclusive na fase de distribuição. Ervas e verduras, com efeito, não viajarão para longe, pois será dada prioridade a restaurantes e revendedores londrinos.
O setor está em plena evolução, com a requalificação dos espaços urbanos preexistentes e o desperdício reduzido ao mínimo. A agricultura do futuro caminha cada vez mais na direção de modelos originais e inovadores, como demonstram essas fazendas subterrâneas pioneiras da Inglaterra e do Japão.
http://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/187979/Fazenda-subterr%C3%A2nea-Na-Inglaterra-um-experimento-de-agricultura-futurista.htm

Comentários