Informações adicionais sobre a Oficina sobre Queijos Artesanais - veja na aba "Oficina..." neste site


Os queijos artesanais são produtos que se enquadram numa concepção de qualidade do sistema agroalimentar caracterizada pela produção de bens tradicionais, com vínculos culturais e ambientais, contrapondo-se à padronização industrial. No Brasil, os queijos artesanais contribuem para a geração de renda e ocupação de milhares de famílias rurais. No contexto de um mercado diferenciado, os queijos artesanais sinalizam um potencial importante de crescimento. Contudo, esses produtos são alvo de grandes conflitos e gargalos institucionais e regulatórios vinculados à uma visão de qualidade baseada apenas em padrões sanitários, o que tem obstaculizado a sua produção e comercialização nos mercados interno e externo, desestimulando produtores das diversas regiões do país e frustrando consumidores que gostariam de consumi-los.

Convencidos da importância desse produto em termos econômicos, sociais e culturais, nós da Rede Brasileira de Sistemas Agroalimentares (Sial-Brasil), queremos participar desse debate, contribuindo para dirimir esses conflitos e atuando, juntamente com os demais atores e instituições já envolvidos, para a promoção da produção e do mercado de queijos artesanais no País.

A Rede Sial Brasil é uma iniciativa de um grupo de pessoas e instituições interessadas em discutir, refletir e estimular o enfoque dos sistemas agroalimentares com base territorial ou localizada, sob uma perspectiva de desenvolvimento rural sustentável, a partir do contexto da agricultura brasileira. Um dos nossos propósitos é organizar eventos dentro e fora do Brasil em ações conjuntas com atores e instituições identificadas com esse mesmo enfoque.

Nesse sentido, e considerando a importância dos queijos artesanais no âmbito da produção familiar, estamos propondo a realização de uma Oficina Sobre os Queijos Artesanais no Brasil, com o objetivo de conhecer, debater, propor e apoiar ações com vistas à regularização da produção e comercialização de queijos artesanais no Brasil. Esta oficina está prevista para o dia 10 de agosto deste ano, em Joinville, no contexto do V Workshop Catarinense de Indicações Geográficas.

No intuito de construirmos uma proposta em conjunto com as diversas entidades envolvidas com a temática dos queijos artesanais, estamos preparando um programa que muito em breve será disponibilizado nesta página. Da mesma forma, tão logo confirmemos alguns participantes, estaremos disponibilizando a inscrição nessa nova aba desse site.

Gostaríamos muito de contar com a sua colaboração. Em breve estaremos lançando uma campanha via crowdfunding.

Atenciosamente,
Comissão Organizadora
Rede Sial Brasil

Comentários