Agricultura Orgânica ganha espaço na Agrobrasília 2016

01/04/2016 | Isabella Lucas






A AgroBrasília 2016 reserva uma área anda maior para o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF). Em 50 mil m² os produtores conhecerão as experiências bem sucedidas em diversos campos temáticos que servem de modelo para que pequenos agricultores melhorem sua produção e aumentem sua renda. Na nona edição da Feira Internacional dos Cerrados, o EVAF terá 13 circuitos diferentes, como Floricultura, Piscicultura, Olericultura, Avicultura, Apicultura e Pecuária, onde agricultores e trabalhadores rurais assistirão palestras e conhecerão novas variedades de cultivares, equipamentos e técnicas de manejo voltadas para o trabalho em pequenas propriedades.

Este ano, o EVAF tem como tema as Inovações Tecnológicas, que serão trabalhadas em todos os circuitos. No circuito da Agroecologia, um dos destaques é a horticultura orgânica, atividade em expansão no Brasil, principalmente em decorrência do aumento significativo do mercado consumidor de alimentos orgânicos, e que desponta como uma excelente oportunidade para o agricultor familiar.

O produtor aprenderá como produzir hortaliças de qualidade seguindo o sistema orgânico e, assim, conseguir uma renda extra. Rafael Medeiros, extensionista rural da Emater de Sobradinho, ressalta que é importante abordar o tema na Feira, uma vez que existem vários mitos envolvendo a agricultura orgânica. Um deles, por exemplo, é de que não seria recomendável o cultivo protegido em estufas. “Parte da sociedade, inclusive alguns agricultores, acredita que o cultivo protegido não combina com a agricultura orgânica, mas isso é um mito, uma vez que a estufa protege a planta, reduzindo significativamente a ocorrência de pragas e doenças”, aponta Rafael.

Uma dúvida muito comum entre os produtores é a forma de fertilização e controle de pragas e doenças, uma vez que na agricultura orgânica não se utiliza fertilizantes sintéticos, defensivos ou pesticidas em geral. Em substituição, emprega-se outras formas de controle fitossanitário, que serão demonstradas no EVAF. O público irá conferir como realizar o controle biológico de algumas pragas, como a mosca branca - usando o fungo Beauveria bassiana, e as lagartas do tomate – com a utilização do Bacillus Turigiences. Essas e outras informações, o público confere na AgroBrasília 2016, que acontece entre os dias 10 e 14 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no Pad-DF.

Comentários