Agricultura familiar é celebrada no desfile da Unidos de Vila Isabel

Por G1


A importância de uma alimentação saudável e as famílias que trabalham para produzir os alimentos no país foram os temas levados à avenida pela escola de samba Unidos de Vila Isabel, de Viamão, na segunda noite de desfiles do Grupo Especial do carnaval 2016 de Porto Alegre. Apesar de ter se apresentado sem problemas técnicos, escola ultrapassou tempo limite do desfile e deve ser penalizada em 0,5 pontos.

Dentro do tema proposto, o carro abre-alas celebrou a natureza farta do país, onde tudo que se planta cresce. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Nego e Nathi, antecederam a ala "Grandes Plantações" e a corte da bateria, representando as frutas, os cereais e as verduras com a rainha, Edilene Chocolatão, a musa, Rochele Lino, e a madrinha, Bárbara Nascimento. A bateria, comandada pelo mestre Sandro Gravador, veio com fantasia de espantalhos.

Na sequência, a ala das baianas celebrou o amor pela terra antes da entrada do segundo carro alegórico, representando uma pequena propriedade rural e exaltando o modo de produção de alimentos sem produtos químicos e sintéticos. Destaque para a artista plástica Zoravia Bettiol, fantasiada de Demeter, a deusa da agricultura.

A porta-estandarte e o casal de passistas mirins abriram espaço para uma ala infanto-juvenil, que veio para a avenida com fantasias de girassóis. A liderança rural foi tema do terceiro carro da escola, que mostrou a importância do campo e do parlamento andarem juntos, a partir da trajetória de Adão Pretto, campesino que se tornou líder de sua comunidade.

Temas como crítica aos alimentos industrializados, alimentação ideal e saúde do corpo foram abordados pelas alas que antecederam o quarto e último carro da Vila Isabel, batizado de "A Pomba Branca Semeando a Grande Colheita de um Sonho". Trazendo um grande cesto de frutas, a alegoria representou a fartura da colheita.

Comentários