A Roda do Saber é o novo membro aderente da Rede Sial Brasileira!!!

PROJETO RODAS DO SABER

O Projeto Rodas do Saber, idealizado por Beatriz Vidal, surgiu como resposta a demanda do MAPA ( Ministério da Agricultura ) que em 2012 iniciou um plano de ação de desenvolvimento sustentável da Região do Vale do Café. Com foco na reintrodução do café em modos sustentáveis e tendo a história como agregadora de valor preconizava o protagonismo local. Na ocasião foram feitas reuniões multidisciplinares com a população e estruturados eixos de trabalho.


A necessidade de prospecção e fortalecimento da identidade local levou a formação de um grupo multidisciplinar que elencou os principais elementos da história da região que serviriam de base para o trabalho com a população.

Assim, a artista, arte-educadora e pedagoga, Beatriz Vidal passou a abrir seu espaço, Barro&arte, para encontros mensais que deram origem ao Projeto Rodas do Saber, hoje na 29ª edição. Os encontros têm como objetivo despertar na população a percepção de seu pertencimento à Região.

Nas Rodas, de forma descontraída e informal, são levantados temas que perpassam a história local (tropeirismo, negros, índios, portugueses, floresta, paçoca, café, pilão, mandioca, patrimônio, jongo, carnaval, etc...) usados como meio de promover o encontro dos Saberes e Fazeres. Ao situar estes temas no contexto histórico é possível construir uma reflexão sobre a origem das semelhanças da cultura cotidiana da população e desta forma fortalecer a identidade local.

Os encontros acontecem em três modalidades:
Oficinas - vivência prática, a troca de saberes e fazeres.
As Rodas - encontros de relatos, reconstrução da história formal e informal. 
Expedições - ida a campo, reconhecimento do território constituído a partir da história.

A variedade de temas e a diversidade de público permitem o enriquecimento do repertório e a construção de uma visão ampliada da história vivida, aumentando o alcance do projeto sem restrições de idade, atividade ou posição social.

A partir das Rodas estão sendo diagnosticadas atividades com potencial econômico para, junto com o café, símbolo da região, fortalecer a reestruturação produtiva da região através da formação de uma rede sustentável.

Para maiores informações:  https://www.facebook.com/rodasdosaber

Comentários