Projeto Campagna Amica: A experiência italiana de um sistema agroalimentar localizado

Por: Flavio Sacco dos Anjos


Bottega (loja) de venda "Campagna Amica" em Cosenza, Calábria.
       
Com mais de um milhão e meio de associados, a Confederação Nacional Coldiretti é, atualmente, a maior organização de agricultores da Itália e de toda a Europa. Exerce forte protagonismo político nos debates que envolvem os rumos da agricultura europeia, assim como no que tange ao âmbito do desenvolvimento rural. Uma das iniciativas mais importantes levadas a cabo por Coldiretti é, sem dúvida, o Projeto Campagna Amica (Campanha Amiga). Trata-se de uma experiência cujo objetivo principal é reduzir as distâncias materiais e simbólicas entre produtores e consumidores, combatendo a exploração da grande superfície e dos que lucram na comercialização dos produtos agroalimentares.


 Bottega (loja) de venda "Campagna Amica" em Rende, Calábria. 

Trata-se, outrossim, de promover e organizar novos pontos de venda de artigos, fazendo com que os processos de produção, distribuição, compra e venda sejam simplificados, portanto, mais sustentáveis, mais responsáveis e mais vantajosos para produtores e consumidores. Por outra parte, o “Campagna Amica” visa a valorização dos produtos típicos dos territórios italianos, bem como gerar instrumentos de conhecimento e informação para uma correta educação alimentar.

Somos do entendimento de que esse tipo de iniciativa pode ser muito útil para o caso brasileiro em termos de pensar novos caminhos para a valorização de nossos produtos, assim como do ponto de vista da própria atuação das organizações ligadas à agricultura familiar.

Parece claro que o caminho da produção para além da porteira é fundamental para ampliar os horizontes dos produtores e forjar um novo tipo de sindicalismo agrário capaz de produzir inovação social e institucional. 

Comentários