Programa facilita o acesso de agricultores familiares a sementes e mudas

                                                         
                                              Por Portal EBC    


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Ministério do Desenvolvimento Agrário lançaram o Programa Nacional de Sementes e Mudas para a Agricultura Familiar. O programa amplia o acesso dos agricultores familiares a sementes e mudas de qualidade, adaptadas para cada região. Com um maior uso de sementes nativas, o programa pretende fortalecer a produtividade dos agricultores familiares.

As ações têm o objetivo de apoiar a produção, melhoramento, resgate, conservação, multiplicação e distribuição das sementes e mudas. O lançamento aconteceu durante a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília, na última sexta-feira (6). Serão beneficiados agricultores familiares que possuem Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que atendam aos requisitos estabelecidos para a aquisição de sementes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Para a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello a ação estimula a oferta e organiza a produção de sementes no Brasil. “A semente é o maior símbolo de segurança alimentar e nutricional. Não existe segurança alimentar se o agricultor não tem domínio da própria produção”, afirmou. Já o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, lembrou o papel das sementes para resgatar a memória das comunidades. “São sementes de 200 anos que foram passadas de geração em geração. ”

Por Portal EBC

Comentários