Pesquisa Ajuda a Avançar na Documentação da Mulher Rural

Na última terça-feira (17), realizadores de todo país, do mutirão que dá acesso gratuito a documentação para mulheres do meio rural, se reuniram em Brasília para o primeiro dia do Encontro Nacional do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).

Foram debatidos pontos como a distância dos locais dos mutirões e a necessidade de repor constantemente o material usado para confecção de documentos.  Essas questões foram apresentadas aos participantes como resultado da pesquisa realizada por meio da parceria entre Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fundação Carlos Chagas (FCC) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

A análise verificou como está o acesso e a possível carência de documentação civil, trabalhista, previdenciária e fiscal nas áreas de abrangência dos Territórios da Cidadania, por parte das mulheres rurais brasileiras. Durante o encontro foram apresentados dados primários sobre o problema da “indocumentação”, que foram obtidos por meio de aplicação de questionários e observação participante.

O estudo, segundo a diretora de Políticas para as Mulheres Rurais do MDA, Célia Watanabe, foi realizado para ajudar a melhorar o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).

O Encontro Nacional do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural durou até quinta-feira (19), com o intuito de ampliar a integração entre as equipes dos órgãos atuantes no programa, aprofundar o debate sobre gênero e feminismo e possibilitar a troca de experiências entre os diversos órgãos parceiros na execução do PNDTR.

Fonte Tássia Navarro - Ascom/MDA

Comentários