Novas fronteiras do consumo de produtos agroalimentares artesanais: o caso do pão rústico (Levain) da Padaria Pasta Madre



Por Katia Earn

Há 5 anos, o arquiteto Daniel Amadio Fujiwara se lançou no aprendizado de fazer pães, inicialmente com fermento biológico e, em seguida, com fermentação natural. A produção caseira caiu no gosto dos amigos e vizinhos que iniciaram uma demanda cada vez maior pelos produtos, o que levou a abertura de uma loja no Jardim Botânico. O cultivo com grande êxito de um fermento natural a partir da mistura de farinha, água e mel, deu origem ao primeiro lote de fermento natural, ou pasta madre, com o qual ainda hoje são feitos os pães da Pasta Madre Pães Artesanais.

De origem italo/niponica, Daniel Amadio Fujiwara entrou como autodidata no mundo dos pães. Na sequência fez o curso “Padeiro avançado” na Levain Escola de Panificação, de São Paulo, com a padeira Juliana Pascal e Rogério Shimura.



O incentivo e elogio dos amigos foram essenciais na ideia de montar a fábrica de pães cuja proposta é fazer pão rústico, usando apenas fermento natural e ingredientes básicos, sem adição de produtos químicos e resgatando os antigos processos de fazer pão. Para a Pasta Madre, o ritual de fazer pão deve envolver bons ingredientes e bons sentimentos, o que dará a certeza de poder compartilhar este prazer com amigos e clientes.

P.S.: estaremos sempre publicando aqui e divulgando casos de iniciativas de produtos e mercados alternativos quando um saber-fazer específico for a forma de diferenciação de um produto.


Comentários