Embrapa Caprinos e Ovinos promove oficina sobre Sistemas Agroalimentares Localizados (Sial)


A Embrapa Caprinos e Ovinos promoveu, no mês de outubro, uma oficina sobre Sistemas Agroalimentares Localizados (Sial), uma abordagem de pesquisa participativa multidisciplinar que considera as dinâmicas econômicas e sociais de um território no processo de desenvolvimento e trabalha na construção de tecnologias a partir dos contextos locais. Este enfoque está sendo utilizado em projetos da Unidade e da Embrapa Pecuária Sul, relacionados ao Portfólio de Inovação Social na Agropecuária e Programa Inovasocial, financiado pelo BNDES.

A oficina foi ministrada pelo pesquisador Gilberto Mascarenhas, da Rede Sial Brasil, e pelo pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Borba, que apresentou a experiência de construção social do território do Alto Camaquã, no Rio Grande do Sul.  De acordo com o pesquisador Jorge Farias, que trabalhou na elaboração dos projetos que utilizam essa abordagem, o evento foi muito produtivo. Ele afirma que as participações de Mascarenhas - abordando os elementos teóricos e estudos de caso a respeito do enfoque - e de Borba - apresentando a experiência Alto Camaquã - possibilitaram apresentar, nivelar e realizar um debate sobre o Sial e suas potencialidades para a realização das pesquisas. “Acredito que a partir desse momento, a equipe se reposiciona em outro nível de qualificação para a utilização dos conceitos e sua aplicabilidade no reconhecimento e valorização de produtos alimentares como ativos territoriais e, consequentemente, para colaborar com o desenvolvimento sustentável do Território do Sertão dos Inhamuns (CE), onde os projetos estão sendo realizados”.

Gilberto Mascarenhas afirma que o Sial é um paradigma de pesquisa participativa rico, porém desafiador e acredita que para obter resultados é necessário aprender a cada dia a ouvir o que os produtores desejam e, na medida do possível, ajudá-los a atingir a meta maior que é o desenvolvimento do território.

Entre as expectativas dos participantes da oficina estão a construção de uma rede na Embrapa sobre Sistemas Agroalimentares Localizados, ancorada no Portfólio de Inovação Social Agropecuário; a formação de grupos de estudos sobre o enfoque; e uma integração maior entre diferentes instituições (Universidades, Ministérios, Rede Sial e Unidades da Embrapa) na utilização dessa abordagem de pesquisa. 

Adriana Brandão -  Jornalista
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Caprinos e Ovinos
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Sobral/CE

Comentários