Fórum Virtual de Governança Fundiária debate gestão e uso da terra na América Latina



O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD) do Brasil promovem o Fórum Virtual de Governança Fundiária. Com o tema “Inclusão, oportunidade e autonomia para a agricultura familiar”, o Fórum está disponível na plataforma online http://gobernanzatierra.iica.int,  que pode ser acessada de forma gratuita.
O evento, que discute a governança da terra na América Latina, tem em sua abertura a apresentação de Manuel Otero, diretor-geral do IICA; Jefferson Coriteac, secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário; e Raquel Santori, subsecretária de Reordenamento Agrário. Também podem ser acessadas as palestras de Ademir Cazella, especialista na área de Desenvolvimento Territorial Sustentável em Zonas Rurais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Octávio Sotomayor, Diretor de Assuntos Econômicos da Divisão de Desenvolvimento Produtivo e Empresarial da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL); Johana Rodriguez, coordenadora do Eixo Transversal Gênero e Juventude do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e Claudia Brito, referente de Gênero da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
“A iniciativa busca promover pontes e intercâmbios de práticas de gestão do conhecimento entre regiões, países e áreas temáticas altamente relevantes para o desenvolvimento rural”, declara Breno Tiburcio, especialista em Produtividade e Sustentabilidade da Agricultura Familiar do IICA. Segundo ele, a ação conjunta entre SEAD e IICA “pretende fortalecer a cooperação Sul-Sul, impulsionando inovações da região para apoiar a transformação rural e a troca de soluções entre os países do Sul do mundo”.
Metodologia interativa
Durante a realização do Fórum Virtual, pesquisadores e especialistas latino-americanos farão palestras – disponibilizadas em português e espanhol – sobre os temas de regularização fundiária, juventude rural, mulheres rurais e de promoção comercial dos empreendimentos familiares. Para assistir às palestras não é necessária a inscrição, mas é preciso se inscrever para enviar contribuições ao debate e interagir com os demais participantes no Fórum, que terá moderadores especializados.
O Fórum Virtual de Governança Fundiária foi estruturado de forma que as questões estratégicas de sustentabilidade do meio rural possam ser tratadas pelas mais variadas organizações e instituições ligadas ao setor da agricultura familiar e camponesa nas diversas regiões do planeta.
O evento terá quatro eixos temáticos: 1) Acesso à Terra e Regularização Fundiária; 2) Promoção Comercial dos Estabelecimentos e Empreendimentos Familiares; 3) Acesso dos Jovens à Terra: instrumentos de financiamento, sucessão rural e viabilização socioeconômica dos estabelecimentos familiares; e 4) Questões de Gênero na Política Fundiária: empoderamento das mulheres no sistema produtivo da agricultura familiar.
O Eixo 4, sobre o empoderamento das mulheres no sistema produtivo da agricultura familiar, está disponível a partir de hoje.
Participe, divulgue e contribua com o debate!
Serviço
Fórum Virtual de Governança Fundiária
Duração: até o final de 2018
http://gobernanzatierra.iica.int
Mais informações
Christian Fischer, Ponto Focal de Projetos para a Regional Sul do IICA
christian.fischer@iica.int
(61) 21065425

Comentários

  1. Importante espaço de debate sobre o acesso à terra e outros recursos produtivos como instrumentos para a autonomia econômica, especialmente das mulheres rurais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário