Experiências em agricultura urbana - por Joaquim Moura



Revista de Agricultura Urbana

O fenômeno inédito e progressivo de uma humanidade que se urbaniza – humanidade aliás que se conta em bilhões, outro fator inédito a ser considerado – coloca desafios logísticos e ambientais crescentes para a sustentabilidade e a resiliência dos sistemas que abastecem cidades cada vez mais superlotadas. 
Ao mesmo tempo, a redução da quantidade e da qualidade dos solos agrícolas no mundo – erodido, desertificado, urbanizado, pavimentado, contaminado – agrava ou exacerba o desafio populacional que nossos descendentes precisarão enfrentar.
Diante desse impasse, a agricultura urbana atrai cada vez mais praticantes no mundo todo, bem como o interesse de pesquisadores, planejadores e formuladores de políticas públicas ligadas à agricultura, alimentação, saúde, urbanismo, meio ambiente, gestão de resíduos, geração de trabalho e renda. De fato, a agricultura urbana tem uma contribuição a dar a todas essas áreas, integrando-as.
Há dezoito anos a Revista de Agricultura Urbana – publicação semestral da Fundação RUAF, Holanda, com parceiros internacionais e locais – vem investigando as principais questões envolvidas nessa atividade, do ponto de vista da resiliência dos sistemas alimentares urbano-regionais.
As 34 edições temáticas publicadas até hoje focaram em temas como “as múltiplas funções da agricultura urbana”, “aspectos econômicos da AU”, “questões de gênero na AU”, “o uso das águas servidas na AU”, “microtecnologias de AU”, “o uso inclusivo do espaço urbano” e “Agroecologia urbana”, “Medindo os impactos”, reunindo estudos de caso e projetos em andamento em cidades importantes ou em vilarejos de todo o mundo.
As 33 edições já publicadas em português estão disponíveis em https://www.ruaf.org/publications/urban-agriculture-magazine-portuguese
Projeto em andamento
Com o objetivo de compartilhar o desenvolvimento de um projeto-pesquisa com os interessados na interface da agricultura urbana com a educação ambiental, gostaria de convidá-los a participar da iniciativa do “Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos” do Conselho Consultivo da APA Federal da Serra da Mantiqueira que objetiva fomentar a prática da compostagem descentralizada começando pelas escolas da região e do Brasil.
O projeta foca prioritariamente nos estudantes do segundo grau das escolas parceiras, organizando os jovens interessados em “grupo de práticas socioambientais” que visem melhorar a sustentabilidade da comunidade local ao mesmo tempo que estimulam os jovens a desenvolver seu potencial, aprendendo a planejar e implementar projetos e a trabalhar em equipe, preparando-se para um futuro desafiador.
Como primeira atividade – a única que o projeto propõe – convidamos os jovens a assumirem o compromisso de organizar um sistema para compostar os resíduos orgânicos da cozinha e da cantina.
A partir da compostagem, vários outros projetos já foram decididos e desenvolvidos pelos jovens dos grupos de práticas das escolas-piloto nos municípios de Resende RJ, e em Bocaina de Minas e Delfim Moreira MG, enriquecendo a sua experiência e percepção da realidade.
Se você tiver interesse em acompanhar e – de preferência – contribuir de alguma forma para o sucesso desse trabalho realizado por integrantes voluntários do GTRS-CONAPAM, por favor conheça exemplos de atividades dos grupo de práticas de Bocaina de Minas e Delfim Moreira MG, e veja se lhe ocorre alguma forma de enriquecer, apoiar ou replicar o projeto.   

Comentários