DFDA-SC participa do Seminário de Construção de mercados para Alimentos Bons, Limpos e Justos

A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Santa Catarina (DFDA-SC) participou, entre os dias 17 e 18 de abril, do Seminário de Construção de Mercados para Alimentos Bons, Limpos e Justos, promovido pelo movimento Slow Food Brasil. A realização do evento resulta de uma parceria entre o Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF), vinculado à Universidade de Santa Catarina, a Associação Slow Food do Brasil, o Slow Food Internacional e o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro) através do Projeto Misereor em Rede.

Para a região Sul do Brasil foram apresentadas quatro Fortalezas Slow Food (Butiá do Litoral Catarinense, Engenhos de Farinha, Pinhão da Serra Catarinense e Queijo Colonial de Seara) que estão presentes no empoderamento e na construção de mercados junto aos demais atores da cadeia de comercialização.

Na oportunidade, a DFDA-SC auxiliou os presentes acerca da obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para extrativistas, articulando acessibilidade de acesso e mecanismos de desenvolvimento rural.

Para a Delegada Substituta da DFDA-SC, Ana Paula Nunes, a realização do seminário é de grande importância. “Nesses eventos temos o contato direto com algumas fortalezas da região de Santa Catarina. Logo, podemos ouvir as demandas que dificultam o acesso de integração das políticas públicas da Sead, principalmente sobre a emissão de DAP aos extrativistas. Com apoio da coordenação de DAP em Brasília, nós, da DFDA-SC, conseguimos desburocratizar os entraves, facilitando o acesso dos agricultores.”

Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/dfda-sc-participa-do-semin%C3%A1rio-de-constru%C3%A7%C3%A3o-de-mercados-para-alimentos-bons-limpos-e

Comentários