Concurso Queijos Artesanais do Paraná terá guarapuavanos na fase final


Os produtores dos seis municípios participantes apresentaram 15 variedades de queijos artesanais, sendo duas de Guarapuava.

Entre os seis municípios participantes do Concurso Queijos Artesanais do Paraná – etapa territórios Paraná-Centro e Vale do Ivaí, Guarapuava garantiu participação na grande final. A produtora de queijo Leozélia Pedroso e dois representantes de Manoel Ribas apresentaram queijos que atenderam os critérios dos jurados, que avaliaram sabor, textura, cor e maturação de, no mínimo, 20 dias. A 6º etapa do concurso aconteceu nesta quinta-feira (03), em Pitanga.

Os produtores dos seis municípios participantes apresentaram 15 variedades de queijos artesanais, sendo duas de Guarapuava. A final do concurso, promovido pela Emater em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e prefeituras, acontecerá no dia 20 de julho, no Mercado Municipal de Curitiba. Em cinco etapas foram apresentados 161 queijos de 77 municípios. “O objetivo do evento é identificar e promover a produção de queijos artesanais da agricultura familiar paranaense, valorizando a cultura alimentar e o saber fazer dos queijos diferenciados (curados) e assim agregar valor por meio do desenvolvimento da agroindústria familiar”, especificou o médico veterinário da Emater, Carlos Eduardo Santos.

Além do concurso, a Emater promoveu o Seminário da Agroindústria Familiar, que teve a participação da equipe técnica da Secretaria de Agricultura de Guarapuava, além de produtores familiares e acadêmicos de Medicina Veterinária e Agronomia. O evento recebeu representantes de diversos municípios, além de palestrantes de entidades e instituições de ensino superior, como a Unicentro.

Representantes da Epagri, de Santa Catarina, informaram os participantes de como foi o processo de implantação da legislação estadual do queijo serrano. O Paraná está em fase de articulação do projeto de lei para queijos artesanais. Nas oficinas, os temas foram tecnologia da cura do queijo, produção e análises fisioquímicas, além de gastronomia com queijos artesanais, com a professora Leila Pires e alunos do curso de gastronomia da Faculdade Guairacá.

 http://centralcultura.com.br/?pag=noticias.php&id=55350

Comentários