Vídeo: Relato da Gastronomia Sustentável de Paraty


Gastronomia Sustentável de Paraty foi lançada em 2 de julho de 2008 na OFF FLIP. Inicialmente, teve como base o Agroecoturismo, o Plano de Governo das Comunidades e as diretrizes da Agenda 21 para a Indústria de Viagens e Turismo com o Desenvolvimento Sustentável, propostas pela Organização Mundial do Turismo.

Buscando articular um canal de comercialização direta entre produtores rurais pescadores com o circuito gastronômico de Paraty, o projeto tem como essência a pesquisa, o desenvolvimento e a difusão de uma culinária sustentável de padrão internacional inspirada na cultura local e na utilização de produtos orgânicos, agroflorestais, agropecuários e pesqueiros, ecologicamente produzidos pelas comunidades. Para promover este conceito gastronômico foi criado o Circuito Pratos Literários da Gastronomia Sustentável de Paraty, que é lançado anualmente durante a FLIP, no circuito paralelo de ideias – OFF FLIP e encerrado no Festival da Cachaça de Paraty, comemorando o 21 de agosto como dia oficial do Caminho do Ouro.

Com apoio do SEBRAE foi desenvolvido um planejamento estratégico que serviu de base para o reconhecimento e oficialização da Gastronomia Sustentável de Paraty, através da lei municipal (N°1839 /2012). Em conformidade com esta lei, o Fórum Dlis – Agenda 21 de Paraty, certifica anualmente no mês de dezembro , o s restaurantes, instituições e produtos com o selo da Gastronomia Sustentável de Paraty, GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL.

Comentários