Desafios da agricultura familiar no Mercosul são avaliados no Brasil




Brasília, 28 nov (Prensa Latina) Os desafios da agricultura familiar para os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) serão examinados em uma reunião do bloco no começo de dezembro em Florianópolis, Brasil, anunciaram hoje aqui os organizadores.

O encontro, que sessionará entre os dias 4 e 8, buscará avançar na construção conjunta de políticas públicas e promover um amplo debate sobre o tema, em particular com relação ao papel que deve desempenhar a mulher camponesa.

'Elas precisam ser vistas como a solução para os problemas da pobreza e da fome no bloco', sustentou o secretário técnico da XXVII Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (REAF), Lautaro Viscay.

Segundo Viscay, durante reunião não só vão destacar a autonomia da mulher rural, como também vão abordar a violência da qual são vítimas.

Além disso, anunciou a criação de um novo grupo temático de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e confirmou que os passos iniciais para a materialização dessa iniciativa acontecerão no primeiro semestre de 2018 no Chile.

Outro ponto importante que será abordado durante a reunião será a apresentação de novas ferramentas que permitam o desenvolvimento e a permanência dos jovens no meio rural, 'pois queremos que tenham uma vida satisfatória, repleta de possibilidades, e não o contrário', assinalou.

O Brasil ocupa atualmente a presidência rotativa (seis meses) da REAF, criada em 2004 por iniciativa da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

lma/mpm/es/gdc http://www.prensalatina.com.br/index.php?o=rn&id=12532&SEO=desafios-da-agricultura-familiar-no-mercosul-sao-avaliados-no-brasil

Comentários