Nutrição e Sistemas Agroalimentares




Já está disponível a versão em inglês do relatório "Nutrição e sistemas alimentares", elaborado pelo Painel de Especialistas de Alto Nível ("HLPE") do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA).

O relatório foi encomendado pelo CSA durante a sua 42ª sessão plenária, em outubro de 2015, como parte dos esforços de priorização do tema da nutrição nos trabalhos do Comitê. Como sabe, o HLPE foi criado em 2009, com a reforma do CSA, para fornecer análises e estudos científicos independentes, utilizando pesquisas e dados de alta qualidade, para informar melhor os membros do Comitê ao tomarem decisões na área de segurança alimentar e nutrição. Este é o 12º relatório do HLPE e deverá servir como um dos documentos de base para futuras negociações sobre recomendações de políticas na área de nutrição e sistemas alimentares. O relatório será complementado por eventos sobre o tema (realizados durante o ano corrente e cujos detalhes estão disponíveis em http://www.fao.org/cfs/home/events/nutrition-events/en/) e consultas regionais, mais ou menos nos moldes do processo que levou à adoção das Diretrizes Voluntárias de Governança Responsável da Terra, dos Recursos Pesqueiros e Florestais no Contexto na Segurança Alimentar Nacional (DVGT). A natureza das recomendações a serem adotadas deverá ser definida em Termos de Referência, a serem elaborados ao longo de 2018 pelo Grupo de Trabalho de Composição Aberta sobre Nutrição.

Ainda não foram anunciadas contribuições voluntárias dos Estados membros para financiar a tradução do relatório para os demais idiomas das Nações Unidas, o que poderá dificultar o avanço das discussões sobre o relatório. A Suíça anunciou que poderia contribuir somente se outros membros também o fizerem.

O relatório será oficialmente lançado no dia 10 de outubro, às 10h, durante a 44ª sessão plenária do CSA. Os Estados-membros poderão intervir com breves comentários sobre o tema. O documento pode ser acessado por meio da página
http://www.fao.org/fileadmin/user_upload/hlpe/hlpe_documents/HLPE_Reports/HLPE-Report-12_EN.pdf

Comentários