Desigualdade de gêneros no trabalho: como as empresas podem ajudar a mudar esse cenário

Desigualdade de gêneros no trabalho: como as empresas podem ajudar a mudar esse cenário

Desigualdade de gêneros no trabalho: como as empresas podem ajudar a mudar esse cenário | Fonte: Shutterstock

A desigualdade de gêneros, especialmente dentro das empresas, é um dos temas mais debatidos atualmente. Cada vez mais cobra-se que existam políticas que estimulem a diversidade e a igualdade no trabalho, mas ainda assim há muito a ser feito.

Como a sua empresa pode ajudar a mudar esse cenário? O primeiro passo é incluir o debate na sua empresa. É difícil conquistar algo que não tem espaço para o diálogo. Criar simpósios, workshops ou até mesmo reuniões para falar deste e outros temas necessário é uma forma de fazer com que a questão chegue aos funcionários e eles pensem a respeito.

Seja a mudança que você quer ver. A frase pode ser um tanto clichê, mas é verdadeira: não adianta falar a respeito e continuar de braços cruzados. Tome atitudes para romper estereótipos de gênero – contratar mais mulheres para áreas consideradas “masculinas” é um bom começo – e promover a participação feminina no ambiente de trabalho.

Se a ideia é conseguir igualdade de gêneros na empresa, o primeiro passo é... Ter mulheres. Avalie se a sua equipe é balanceada quando o assunto é gênero e, sempre que possível, busque abrir processos seletivos que busquem diversificar. Tenha em mente que o importante é contratar alguém capaz e competente, independentemente do gênero.

Uma mudança efetiva só acontece com posicionamento. E se posicionar é algo cada vez mais necessário, especialmente para empresas. Leve a questão da igualdade de gêneros para a cultura do seu empreendimento, junto a outros temas necessários, como a diversidade. A ideia é que isso realmente saia do papel e passe a fazer parte do dia a dia das pessoas.

Veja a notícia completa em: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2017/04/27/1150537/desigualdade-generos-trabalho-empresas-podem-ajudar-mudar-cenario.html

Comentários