Rede SIAL Brasil Homenageia as Mulheres neste 8 de Março!!



Por Geise Assis (SEAD – Ex-MDA)

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Reunião Especializada em Agricultura Familiar (REAF) do Mercosul, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) do Brasil e a Unidadepara mudança rural (UCAR) da Argentina, organizam a Campanha Regional #Mulheres Rurais, mulheres com direitos, uma iniciativa liderada pela FAO para evidenciar o papel fundamental das mulheres rurais no desenvolvimento rural sustentável.

ANTECEDENTES A campanha faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e baseia-se nas reflexões da Conferência da Mulher Rural da América Latina e Caribe (Brasília, 2014) e da XIII Conferência Regional da Mulher (Montevidéu, 2016), bem como na experiência de duas campanhas realizadas anteriormente pelo empoderamento das mulheres rurais e suas comunidades

OBJETIVOS
1. Dar visibilidade nas redes sociais a situação atual das mulheres rurais na América Latina e Caribe, assim como seus direitos e potencialidades para o cumprimento dos ODS.
2. Compartilhar e difundir experiências, políticas, inovações, estratégias e ações direcionadas ao fortalecimento do papel das mulheres rurais.
3. Combinar esforços entre organizações nacionais e internacionais, organismos de governo, espaços inter-regionais de diálogo de políticas e sociedade civil que atuam com o empoderamento das mulheres rurais. A campanha será identificada com uma hashtag disponível em espanhol, português, inglês e francês: #MujeresRurales #MulheresRurais #RuralWomen #FemmesRurales
4. Tornar a informação gerada acessível às organizações que trabalham diretamente com as mulheres rurais. 5. Gerar um mecanismo de expressão e posicionamento para dar voz às mulheres rurais e suas comunidades.

CONTEÚDOS A Campanha, que tem como referência os ODS, contribuirá para que experiências, políticas, inovações, estratégias e dados estatísticos mostrem os avanços, desafios e as oportunidades para a participação das mulheres rurais no desenvolvimento sustentável do meio rural. Para facilitar a participação de todas instâncias comprometidas com a temática, a Campanha disponibilizará um kit de materiais que possibilitará adaptações à realidade de cada país. Os conteúdos da Campanha poderão ser difundidos em meios digitais e redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, Whatsapp, Youtube, Flickr), pela rede de colaboradores das instituições organizadoras e por meio de qualquer organização comprometida com o tema. A campanha está hospedada na página www.mulheresrurais.com.br e também na página da UCAR sobre Mujeres Rurales.

ATIVIDADES A Campanha tem início em março e término previsto para novembro de 2017, e concentrará seus esforços em três marcos comemorativos: - 8 de março Dia Internacional da Mulher – Lançamento - 15 de outubro Dia Internacional das Mulheres Rurais – Ativismo nas redes sociais - 25 de novembro Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher – Adesão à campanha global Adicionalmente, entre abril e agosto, serão realizados concursos de fotografias, ilustrações (digital, desenho, colagem) e relatos de vida, os quais serão dirigidos às mulheres rurais e instituições relacionadas com o empoderamento do meio rural. As imagens e histórias vencedoras serão expostas e premiadas na II Conferência Regional de Mulheres Rurais da América Latina y Caribe, que será realizada no Paraguai entre setembro e outubro de 2017. A rede de instituições organizadoras convida as organizações que queiram somar-se a iniciativa por meio de seus canais digitais e redes sociais.


Para consultas, contatar a equipe organizadora: adesão à campanha, carolina.maturanazuniga@fao.org; imprensa, marta.ramon@fao.org; kit de materiais, miguel.herrera@fao.org; informação técnica sobre gênero, bettina.gatt@fao.org

Comentários