Abertas as inscrições para Chamada Pública da Saitex 2017: maior feira multissetorial do continente africano




Em 2016, o volume de negócios prospectados pelas cooperativas selecionadas pela Sead ultrapassou os R$4 milhões
Agricultores familiares do Brasil terão a oportunidade de apresentar seus produtos na maior feira multissetorial do continente africano. O edital de chamada pública para a Saitex 2017 abre as inscrições de 25 de março a 23 de abril e irá selecionar até oito empreendimentos da agricultura familiar para participar do evento, que acontece entre os dias 25 e 27 de junho, em Johanesburgo, na África do Sul.

Na Saitex 2016, o volume de negócios prospectados pelas sete cooperativas selecionadas pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) ultrapassou os R$4 milhões.

Presente pela quarta vez na feira, a Secretaria é responsável pela organização do estande Brasil – Family Farming e vai apoiar a participação das cooperativas com despesas de aluguel do estande, negociações, inclusão no catálogo de produtos, visitas técnicas, além de hospedagem para os participantes. A contrapartida da cooperativa será custear a passagem para o local do evento.
Sobre a Saitex
A feira internacional está em sua 23ª edição e conta com mais de 400 expositores de 25 países. A média de público nos três dias de evento é de 14 mil pessoas. Para 2017, a novidade é a oferta, além de alimentos e bebidas, de maquinário e itens de hotelaria.

De acordo com a Analista de Políticas Sociais da Sead, Heloísia Fontes, a feira é uma grande oportunidade de negócios e crescimentos para os agricultores familiares “Só a África do Sul importa, por ano, cerca de 7 bilhões de dólares em alimentos e bebidas. É um mercado que tem grande demanda e necessidade de produtos diferenciados, como os nossos. Para aquelas cooperativas que ainda não participaram de nenhum evento internacional é um ótimo começo, pois são três eventos simultâneos e com excelentes oportunidades de comercialização”, explica.

O estande da agricultura familiar na Saitex - Brasil - Family Farming promoverá as cooperativas e produtos brasileiros que têm capacidade de exportação. O público da Saitex é formado não só por países do continente africano, mas também por países da Ásia e Europa. Nas últimas edições, os produtos do Brasil foram negociados também no mercado chinês e europeu.

A Saitex é um evento de negócios e não é permitida a venda direta da produção aos visitantes. O objetivo é promover a exportação e apresentar os produtos para grande compradores, como mercados varejistas, promover rodadas de negociações e também auxiliar os agricultores nas transações comerciais.
  
Requisitos
Para participara da Saitex é necessário que o agricultor familiar possua a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Jurídica. Além de produtos alimentícios, podem participar agricultores que comercializam produtos artesanais de têxteis e de fibras.

Conheça o edital da Saitex e inscreva-se aqui

Fonte: 
Kelly Kareline Cordova, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação

Contatos: (61) 2020-0128 / imprensa@mda.gov.brhttp://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/abertas-inscri%C3%A7%C3%B5es-para-chamada-p%C3%BAblica-da-saitex-2017

Comentários