Patrimônio Agrícola Mundial

Imagem inline 1

O objetivo geral do Programa “Sistemas engenhosos do patrimônio agrícola mundial” da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) - SEPAM é identificar e preservar tanto os sistemas engenhosos do patrimônio agrícola mundial, como as paisagens, a biodiversidade agrícola, os sistemas de conhecimentos e a cultura que lhes estão associados.

Como o patrimônio agrícola mundial contribui para a manutenção da biodiversidade e é um meio de existência, de aquisição de conhecimentos, práticas e cultura, deve ser reconhecido e apoiado para seguir a sua evolução e poder responder às necessidades das gerações futuras.

O SEPAM não pretende congelar e prender no tempo os sistemas agrícolas, quer antes estimular uma «conservação dinâmica» através da criação de um equilíbrio entre a conservação, a adaptação e o desenvolvimento socioeconômico.

Para travar a rápida degradação dos SEPAM, é necessário reconhecer a sua natureza dinâmica. A sua perenidade depende do poder de adaptação aos novos desafios sem perda de riquezas biológicas e culturais e capacidade produtiva. Requer inovações agroambientais e sociais permanentes, articuladas com uma transferência de conhecimentos e experiências acumulados ao longo de gerações. A vontade de conservar os SEPAM «congelando-os no tempo» levaria de certeza à sua degradação e condenaria as comunidades à pobreza.

O objetivo da iniciativa é concentrar-se nos sistemas humanos de gestão e de conhecimentos, incluindo os dispositivos sociais de organização econômica e cultural que sustentam os processos de conservação e de adaptação dos SEPAM sem comprometer a sua continuidade, sustentabilidade e integridade.
Veja reportagem completa em: https://goo.gl/sPbomY

Comentários