Alerta do Território de Alto Camaquã

 

Grave ameaça paira sobre o território Alto Camaquã onde se desenvolve um Sistema Agroalimentar Localizado em torno dos produtos de origem ovina, em especial a carne e seus derivados. A ameaça se constitui na instalação de uma mina de chumbo a céu aberto no coração deste território, destruindo um trabalho de quase 10 anos de organização de uma rede de agricultores familiares que praticam o manjo conservacionista dos recursos naturais associados a estratégias de valorização dos recursos e diferenciação dos produtos e serviços territoriais, mediante a construção de uma marca coletiva territorial. 
Está em risco não apenas a região mais conservada - do ponto de vista ambiental - de todo o estado do Rio Grande do Sul. Estará se perdendo uma experiência de ação coletiva de extrema riqueza, junto com um modo de vida de pura integração com a natureza. Peço, de forma quase desesperada, o apoio de todos. Por favor assinem e divulguem em suas redes pessoais o abaixo-assinado que se encontra no link:

https://www.change.org/p/mpf-não-a-mina-de-chumbo-no-rio-camaquã

Para aqueles que desejam mais informações:
www.projetocacapavadosul.com.br (site da empresa responsável pelo "empreendimento" onde podem encontrar copia completa do EIA-RIMA)

Em nome das 2000 famílias diretamente afetadas e das outras 60 mil que sofrerão consequências de forma indireta, agradeço de coração toda e qualquer contribuição.
 

Comentários