Agricultores apostam na integração entre cultivo e floresta para aumentar a produção preservando o meio ambiente




Produtores dos municípios de Sumidouro, Trajano de Moraes, Bom Jardim, Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana, estão buscando ampliar conhecimentos a fim de implantar sistemas agroflorestais (SAF) em suas propriedades. A técnica, que concilia o cultivo de diversas espécies de pequeno e grande porte, aproveita o desenvolvimento natural da floresta para potencializar a produção agrícola. Para isso, eles contam com incentivos do programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura.
Dentro desse esforço para saber como funciona o SAF, agricultores de São José do Vale do Rio Preto foram até a Região Noroeste do estado visitar locais onde o sistema já mostra bons resultados. Os produtores visitaram duas propriedades nos municípios de Santo Antônio de Pádua e Miracema para conhecer melhor a técnica. Segundo a engenheira agrônoma da Emater-Rio Margareth Ferreira Costa, que é técnica executora do Rio Rural no município, a ideia é utilizar o SAF para implantação da fruticultura, em conjunto com a olericultura já cultivada nas lavouras de Rio Preto. “Essas visitas possibilitam aos produtores a oportunidade de conhecer o sistema e seus resultados. O objetivo é estimular a produção agroecológica nas microbacias do município”, destacou.


Veja mais em: http://www.microbacias.rj.gov.br/pt/noticia/1088/regiao-serrana-busca-ampliar-sistemas-agroflorestais-841#sthash.7NOWzlcw.dpuf

Comentários