Preço alto atrapalha popularização de produtos orgânicos

A real eficácia nutricional dos orgânicos ainda gera debates. Mas, segundo o professor aposentado da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, Francisco Câmara, seus benefícios já foram cientificamente comprovados. "Quando se cultiva organicamente, a planta precisa buscar suas próprias fontes de resistência, e essas substâncias protegem o nosso organismo também", afirma.
O consumo desses produtos, no entanto, ainda não se popularizou. E está na distribuição, e no preço, o grande gargalo dos orgânicos.
 
Plantação de orgânicos, em São Paulo. Por: Ju Nadin/Folhapress 12/05/2016
Embora os gastos maiores com mão de obra tendam a ser atenuados pela economia com agrotóxicos e pesticidas, os orgânicos são, em média, de 20% a 25% mais caros do que o alimento produzido de forma convencional. "O comerciante muitas vezes acredita que pode elevar a margem de lucro, já que esse ainda é um item especial, com valor agregado", afirma Câmara. Os efeitos da sazonalidade também se refletem no preço.
A segurança sobre a procedência do alimento, que já foi uma questão, hoje é garantida por certificados nas embalagens (no caso das feiras orgânicas, há um crachá dado pelo Ministério da Agricultura). "Fraudes podem acontecer, mas quem está no ramo se mantém atento e faz a denúncia", diz.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2016/07/1796991-preco-alto-atrapalha-popularizacao-de-produtos-organicos-diz-professor.shtml

Comentários