A globalização da agricultura

Quase 70% das culturas cultivadas em todo o mundo têm origem em outra região que não aquela em que são produzidas ou consumidas.
Este é o resultado de uma análise estatística de informações da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) sobre a produção de alimentos e da oferta, realizada por uma equipe internacional de investigadores, para além disso, esta globalização dos alimentos tem aumentado nos últimos 50 anos.
A grande participação dos alimentos estrangeiros na produção é a consequência da adoção de plantas estrangeiras para cultivos anteriores. A elevada percentagem de fornecimento de alimentos estrangeiros a cada país, por outro lado, resulta tanto da prevalência dos mesmos na produção quanto do comércio internacional.
A principal região de origem dos alimentos é oeste da Ásia, devido ao papel importante do Médio Oriente na produção de plantas 10 mil anos atrás. O número de plantas que saíram desta região para outras chega a 24, incluindo amêndoas, espargos, cevada, cenouras, cerejas, tâmaras, figos, uvas, avelãs, lúpulo, lentilhas, alface, melão, azeitonas, cebola, peras, gergelim, espinafre e trigo.
Origem das culturas
A segunda mais importante fonte de alimentos é a Ásia Oriental, composta pela China, Coreia e Japão, origem de 20 plantas produzidas em muitos outros lugares atualmente. Alguns exemplos são o arroz, cultivado pela primeira vez na China há 10 mil anos, bem como damascos, pêssegos, laranjas, limões, kiwi e canela.
Em seguida vem o Sul e o Leste do Mediterrâneo, que são a origem de 19 plantas cultivadas em outras regiões, incluindo alcachofra, aspargo, girassol e beterraba. Muitas plantas parecem provenientes de mais de uma região, devido às culturas em paralelo ou à dificuldade de estabelecer onde ocorreu a sua produção pela primeira vez.
Por outro lado, as regiões a partir das quais tiveram origem o menor número de plantas são aquelas onde a agricultura chegou tarde, como a América do Norte, a América do Sul, o Caribe e o Sudeste do Pacífico.
O padrão acima é refletido no número atual de culturas estrangeiras em regiões do mundo. As percentagens mais elevadas podem ser encontradas na América do Norte e do Sul, bem como na Austrália e Nova Zelândia, enquanto as menores parcelas de alimentos estrangeiros são registadas no Médio Oriente, na África do Norte e do Sul e na Ásia Oriental. Estas regiões, sendo um berço da agricultura ou muito perto de ser, tiveram uma menor necessidade de adotar culturas estrangeiras.
Fonte: The Royal Society/O Portal de Informação Agroalimentar de Portugal - http://www.agronegocios.eu/noticias/a-globalizacao-da-agricultura/

Comentários