83% do consumo mundial de azeite ocorre nos países produtores

Mais de 83% do consumo mundial de azeite ocorre nos próprios países produtores, segundo estudo sobre o setor internacional do azeite apresentado pelo vice-presidente executivo de GEA Iberia (Centro Internacional de Excelencia para Aceite de Oliva), Juan Vilar.

Imagem: http://www.agronegocios.eu/
Segundo Vilar, a expansão do consumo de azeite se produz por familiaridade, ou seja, «primeiro o país adere ao consumo e, posteriormente, se a geografia e a topografia permitem, começa a produzir o seu próprio azeite, o que, por sua vez, eleva o consumo necessitando aumentar a importação».
Um claro exemplo deste processo são países como o Brasil, China ou a Arábia Saudita que, antes de começar a produzir, aumentaram o consumo de azeite em mais de 100% nos últimos anos.
Por esta razão, a incorporação de novos países produtores de azeite não supõe uma ameaça para os grandes produtores tradicionais, mas sim uma oportunidade para comercializar os seus excedentes.
Atualmente, há produção de azeite em 47 países dos cinco continentes, embora Espanha, Itália, Grécia, Tunísia e Síria aglutinem 80% da produção mundial.
Quanto às tendências de consumo, o azeite já é consumido em 169 países, com Itália, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Síria e Turquia concentrando mais de 63% do total internacional.
Espanha, Grécia, e Tunísia lideram a produção mundial de azeite com excedentes, nas últimas décadas, de mais de um milhão de toneladas e, de acordo com Vilar, «estes três países deveriam priorizar o consumo em seus respectivos países, mas também trabalhar de forma estratégica para potencializar o consumo internacional, facilitando assim a competição no mercado global”.
Fonte: oleo-información económica sectorial – http: http://www.oleorevista.com/?p=375712

Comentários