Feijões são a comida de 2016

O poder dos grãos – uma das comidas mais versáteis do mundo – juntou top chefs, que estão promovendo as sementes em um livro 
Por Viva Bolova, Eatglobe
Fonte: FAO
Chefs internacionais estão unindo forças para promover a agricultura e os benefícios nutricionais das leguminosas, em um esforço iniciado pela Organização da Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO). O resultado é um livro que oferece receitas, curiosidades, dicas de culinária, conselhos de jardinagem e muito mais, tudo acompanhado por gráficos detalhados e ilustrações.
Grãos, vagens ou legumes, são colhidos exclusivamente por causa de suas sementes secas. Eles incluem lentilhas, ervilhas, feijão e grão-de-bico. Estas sementes antigas são cheias de nutrientes, têm baixo custo de crescimento e são adequadas para quase todos os ambientes, oferecendo assim benefícios para os consumidores e produtores. Além disso, os grãos são bons para o planeta. Seu cultivo ajuda a reduzir os gases de efeito estufa porque eles melhoram os níveis de nitrogênio do solo e, como resultado, reduzem a necessidade de fertilizantes sintéticos.
Todas essas qualidades podem ajudar os grãos a combater os problemas alimentares da humanidade, leia-se as mudanças climáticas, que representa uma ameaça para a nossa segurança alimentar, o crescente número de pessoas desnutridas, e a obesidade crescente. A FAO afirma que cerca de 800 milhões de pessoas sofrem de fome crônica e cerca de 2 bilhões vivem com deficiências de micronutrientes, enquanto mais de meio bilhão de pessoas são clinicamente obesas. É por isso que, por meio deste livro, a organização está chamando a atenção para os subestimados e relativamente desconhecidos grãos.
O livro – Sementes Nutritivas para um Futuro Sustentável – apresenta 10 chefs famosos, como Helena Rizzo, do Brasil, a Melhor Chef Mulher do Mundo de 2014, a estrela de TV Sanjeev Kapoor, da Índia, e o veterano da gastronomia da Espanha Abraham García. Os chefs oferecem uma variedade de receitas, incluindo um pudim de ervilha, um prato de molusco com feijão-de-corda e um hambúrguer de lentilha-vermelha.
Feijões-bambara são pulsos subterrâneos que crescem exclusivamente na África e são similares aos amendoins
De falafel a chilli, o livro mostra como os grãos são parte da cultura alimentar e da dieta-padrão em todo o planeta e um ingrediente-chave em muitos pratos nacionais. Além disso, o livro de 190 páginas apresenta variedades únicas de grãos, como feijão-bambara e lentilhas-puy, e oferece gráficos nutricionais detalhados.
O livro está disponível em inglês, francês e espanhol. Versões em árabe, chinês e russo estão em produção. Ele está sendo vendido em US$ 29,95 por intermédio da FAO e distribuidores selecionados, e a Amazon oferece o livro em cópia impressa e formato Kindle.
O chef espanhol Abraham García mostra uma variedade de pulsos em frente ao seu restaurante em Madri, Espanha UNFAO via Instagram
Fonte: http://www.eatglobe.pt/news/food/2235-why-is-bean-cuisine-named-the-food-of-2016.html

Comentários