Cooperativas agrícolas distantes da crise econômica

Mulheres e jovens são destaques do setor
                                        Lígia Jung – agricultora e agrônoma
O sistema de cooperativismo agrícola é um setor que tem se mantido distante da crise econômica. As cooperativas paranaenses têm 1,250 milhão de cooperados. De acordo com a Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), essas cooperativas movimentam 60% da produção agropecuária com faturamento de R$ 60 bilhões por ano e crescimento anual de 20%. "Não daria para pensar em fazer uma safra agrícola sem contar com a estrutura das cooperativas agrícolas", afirma o presidente da Ocepar José Roberto Ricken. 
Só em 2015 foram realizados 6.500 eventos, todos para qualificar o agricultor. Os jovens estão no centro das atenções. "Tem muito jovem que acha que tem que ir pra cidade, e hoje tem gente já foi e viu que não era aquilo que esperava. Voltou pro campo e estão aprendendo a trabalhar com o seu bem, a terra. A cooperativa foca muito na sucessão familiar, no relacionamento", destaca a gerente de produção, Fátima da Costa.
A família Borrasca é um exemplo deste cenário. Raul Borrasca está há 35 anos na mesma propriedade, na região norte do Paraná, e está passando essa paixão para o neto. "Chegou a hora de tocarmos tudo junto", explica. Lucas Borrasca, de 20 anos, formou-se em técnico agrícola e hoje trabalha no campo com a família. "Desde o plantio, passar veneno, colheita, negociação com a cooperativa. Dividimos tudo e crescemos também", diz.
O cooperativismo foi a porta de entrada de Lígia Jung para a sociedade. "Até meus 16 anos eu era a típica caipira do interior, morria de medo e não falava com ninguém. Quando me chamaram para o grupo de jovens da cooperativa eu fui pro encontro, entrei muda e sai calada. Fiz vários cursos oferecidos pela cooperativa, de oratória, liderança. Hoje aos 28 anos tenho meu negócio agrícola. Foi graças ao cooperativismo que mudei tanto", comenta Lígia.
Lígia Jung formou-se em agronomia, especializou-se em extensão rural e agricultura familiar. Voltou para o sítio da família preparada para ampliar e diversificar a produção de grãos. Também está investindo em na produção de morangos orgânicos. "Ela faz um grande papel nas decisões e não para de fazer planos", relata o pai e agricultor, Antônio Jung.
O sistema de cooperativas do Paraná está investindo na capacitação dos agricultores. De olho nas mulheres. Nas 220 unidades do estado, elas estão cada vez mais presentes. "Atualmente 46% do nosso público, especialmente jovem, são mulheres. Passou a época da mulher no meio rural ser só dona de casa. Hoje ela é uma empresária", destaca José Roberto Ricken.
Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2016/07/cooperativas-do-parana-driblam-crise-com-crescimento-anual-de-20.html

Comentários