Projeto Quintais Orgânicos faz parte de indicações de boas práticas sustentáveis da FAO



Foto: Paulo Lanzetta

O projeto Quintais utiliza diversas variedades de frutas nativas com princípios de produção de base ecológica. A ação busca soberania alimentar para as populações de risco.

A Embrapa fortalece as estratégias de cooperação internacional e busca minimizar a fome e a pobreza, através de trabalho de produção de frutas em base ecológica. Mais de 60 mil pessoas são beneficiadas.

O projeto Quintais Orgânicos de Frutas da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS) foi selecionado  para compor a Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, que faz parte do programa de cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), intitulado Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO. Esse programa busca estratégias para o fortalecimento da Cooperação Sul-Sul, através de mecanismos de desenvolvimento conjunto entre países emergentes em resposta a desafios comuns.

A FAO, a Itaipu Binacional e o Governo do Estado do Paraná, criaram essa Plataforma, administrada pela Unidade de Coordenação de Projetos - Região Sul do Brasil, um espaço de disseminação e compartilhamento de iniciativas replicáveis de boas práticas desenvolvidas na Região Sul do país. Assim, o governo brasileiro como a Embrapa tem, cada vez mais, interesse em compartilhar experiências exitosas relativas ao desenvolvimento humano aliado ao desenvolvimento social, ambiental e econômico.

Para o chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, esta aproximação com a FAO, organismo que tem atuação global, especialmente no âmbito da produção sustentável de alimentos e combate à fome, representa uma estratégia da Unidade de pesquisas para fortalecer a divulgação de boas práticas agrícolas (BPAs) e projetos inovadores desenvolvidos pela Empresa, a exemplo dos Quintais Orgânicos de Frutas, em nível mundial. "Abrimos espaço para novas oportunidades", destaca Pillon.

O responsável pela condução do projeto Quintais, o engenheiro agronônomo Fernando Costa Gomes, falou que o trabalho já obteve cinco premiações nacionais e esta indicação é mais um importante reconhecimento para toda a equipe. "A inserção do projeto nesta Plataforma permite socializar e divulgar suas atividades para mais públicos que se encontram em vulnerabilidade social", comentou.

O projeto foi inserido na Plataforma sob a temática de Segurança Alimentar e Nutricional.

Os Quintais

O projeto Quintais Orgânicos de Frutas é um projeto periurbano, que vai além das fronteiras nacionais, desenvolvido há cerca de 12 anos, através da parceria entre a Embrapa Clima Temperado e a Eletrobras CGTEE (Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica). Em 2013, passou a contar também com o apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), por ter sido agraciado com o Prêmio de Inovação na categoria Tecnologia Social-Região Sul e Nacional. As suas ações contribuem com a sustentabilidade social, econômica e ambiental de públicos em situação de vulnerabilidade e de risco social, econômico e alimentar, envolvendo, principalmente, agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas, quilombolas e alunos de escolas rurais e urbanas.

A iniciativa privilegia os princípios da produção de base ecológica, abordando questões culturais, étnicas, ambientais, alimentares, econômicas e medicinais. De 2004 a 2016, foram implantados 2.018 quintais em 194 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai, atingindo 60.701 beneficiários diretos.

Há outro projeto da Embrapa Clima Temperado que aguarda processo de análise para inserção à Plataforma da FAO: Guardiões de Sementes Crioulas, sob a coordenação do pesquisador Irajá Ferreira Antunes.
 
+ Áreas de implantação

Rio Grande do Sul: 166 municípios
Santa Catarina: 18 municípios
Paraná: 8 municípios
Uruguai: 2 municípios
Cristiane Betemps (MTb 7418-RS)
Embrapa Clima Temperado
clima-temperado.imprensa@embrapa.br
Telefone: (053) 3275-8215

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/12270297/projeto-quintais-organicos-faz-parte-de-indicacoes-de-boas-praticas-sustentaveis-da-fao

Comentários