GOTEJAMENTO GERA EFICIÊNCIA E ECONOMIA DE ÁGUA NA PRODUÇÃO ORGÂNICA


Desde a chegada do Programa Rio Rural em São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana do Rio, os produtores estão sendo incentivados a utilizar boas práticas agrícolas. A diversificação das lavouras, a implementação do cultivo em ambiente protegido e a utilização de sistemas de irrigação para a economia da água são as práticas mais procuradas pelos agricultores, que já começaram a colher bons frutos no município, com os recursos do Rio Rural, programa da secretaria estadual de Agricultura, e a assistência técnica da Emater-Rio.
“Muitos produtores já melhoraram a qualidade e a eficiência de sua produção, aumentaram a comercialização de seus produtos e, consequentemente, a renda de suas famílias” explica Margareth Ferreira Costa, técnica executora do Rio Rural no escritório local da Emater-Rio.
Este é o caso de Luiz Carlos Gonçalves Botelho. Ele produz olerícolas e hortaliças orgânicas e, em 2015, foi beneficiado pelo Rio Rural com sistema de irrigação por gotejamento, o primeiro a ser implantado em todo o município. Os equipamentos começaram a ser utilizados no sítio do produtor em novembro do ano passado e os resultados em relação ao uso racional da água foram imediatos.
Além da assistência da Emater-Rio, o agricultor contou com o apoio técnico da empresa Irrigar, para a instalação e aprendizado sobre as formas de utilização dos equipamentos.
O sistema de irrigação por gotejamento possibilita o gasto controlado e direcionado de água para o crescimento das plantas. Com sua utilização também é possível evitar a erosão, pois o solo é molhado em pontos específicos e não em sua cobertura total.
“A vantagem do gotejamento é imensa. Antes eu levava até quatro horas para poder irrigar toda a minha produção. Hoje, não levo mais do que 10 minutos. Além disso, depois que começamos a utilizar o sistema de gotejamento, conseguimos economizar cerca de 80% da água que usávamos para o trabalho de regadura das plantas” declarou Luiz Carlos.
O gotejamento tem permitido ao agricultor realizar testes no plantio do chuchu, um dos principais cultivos de São José do Vale do Rio Preto.
“Os técnicos da Emater-Rio me disseram que é importante para o chuchu receber água nas folhas e o gotejamento ajuda neste processo. Na irrigação por aspersão, a água vai em todas as direções, muito mais para o solo do que para as folhas. Estou bem otimista, porque conseguindo melhorar a qualidade do cultivo e economizando água dessa forma, meu retorno será maior” completou.
Na avaliação do secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, é indispensável que os pequenos agricultores tenham acesso às tecnologias, para qualificar sua produção.
“Como trabalham em áreas menores, os produtores familiares precisam explorar ao máximo suas terras, com sustentabilidade, para garantir um bom retorno para a atividade. O apoio do Rio Rural garante o manejo correto e a assistência técnica necessária nas pequenas propriedades” afirmou o secretário.
Bom para a produção e para o ambiente

A extensionista Margareth Ferreira Costa explicou que outros produtores da microbacia estão visitando o sítio de Luiz Carlos para conhecer o sistema de gotejamento, preocupados com a estiagem que já foi forte em 2015 e promete ser ainda maior em 2016.
“Todos aqui em São José estão preocupados com a falta d´água. Utilizar sistemas que economizam água e adotar práticas ambientais de preservação de nascentes, por exemplo, ajuda a amenizar a escassez hídrica e a continuar com a produção em suas lavouras. Muitos já estão colocando o gotejamento em seus subprojetos para receberem o benefício do Rio Rural” comentou a técnica executora do Rio Rural.
O produtor Luiz Carlos Botelho abandonou o sistema de plantio convencional há 17 anos. O chuchu orgânico tem sido seu principal produto cultivado. Segundo o agricultor, em média, são cultivados 650 quilos de chuchu mensalmente, que são escoados para mercados e feiras especializados em Petrópolis e Teresópolis.

Comentários