Incentivo às exportações de café da agricultura familiar

Publicado Sexta-Feira, 18 de Março de 2016, às 20:11




A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou linha de financiamento excepcional de US$ 30 milhões para as exportações de café verde da agricultura familiar destinadas para países em desenvolvimento. O pleito foi apresentado e defendido na Câmara pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Na avaliação da chefe da Assessoria Internacional e de Promoção Comercial do MDA, Cristina Timponi, a medida representa uma ação efetiva do governo federal no fomento do desenvolvimento das cooperativas e de seus agricultores familiares, estimulando a geração de renda para essas famílias. A produção de café no Brasil é realizada por aproximadamente 300 mil estabelecimentos rurais, dos quais 81% são da agricultura familiar. Eles são responsáveis por cerca de 38% do Valor Bruto da Produção de café no país.

"O setor cafeeiro é muito relevante no Brasil, estruturado a partir da agricultura familiar, com política de crédito, de modernização da cadeia e estamos complementando a nossa política com apoio para a comercialização internacional. As cooperativas da agricultura familiar demonstram um enorme potencial a ser explorado, que carece de instrumentos de financiamento à exportação adequados”, destacou a assessora Cristina Timponi.

O financiamento à exportação de café, aprovado pela Camex, para as cooperativas de agricultura familiar são instrumentalizadas pelo Programa de Financiamento à Exportação (Proex), na modalidade Financiamento, e operacionalizadas pelo Banco do Brasil. Além disso, estas exportações devem ser destinadas para países importadores líquidos de alimentos classificados pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Por fim, o crédito à exportação é válido apenas para as entidades da agricultura familiar que possuam a Declaração de Aptidão ao Pronaf Jurídica ativa junto ao MDA.

Para maiores informações entre em contato com a Assessoria Internacional e de Promoção Comercial do MDA pelo telefone: 2020 0332 ou pelo e-mail:aipc@mda.gov.br.
Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Comentários