Cultura do açaí retoma projeto Conversando com a Embrapa


Por: Embrapa

Ouvir as demandas da sociedade e dos diversos atores da cadeia produtiva para alinhar a pesquisa e demais ações da Embrapa Amazônia Oriental. Essa é uma das missões do projeto "Conversando com a Embrapa" reiniciado nesta sexta-feira (18) tendo como tema a cultura do açaí.

Adriano Venturieri, chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, explicou que o projeto abre as portas da instituição, convidando representantes das mais importantes cadeias produtivas do Pará, para pensar junto as ações da Empresa alinhadas às expectativas da sociedade. "Começamos com o açaí por entender ser esta, uma cadeia estratégica para todo Pará, em um momento em que diversas ações estão sendo construídas para o fortalecimento desse importante setor produtivo e sociocultural do estado", explicou Venturieri.

Ainda de acordo com o chefe-geral, o "Conversando com a Embrapa" é um projeto antigo, dos tempos em que ele ainda era pesquisador, mas que agora é retomado, criando um espaço de diálogo e transparência, aproximando a produção da Embrapa da sociedade e ao mesmo tempo, trazendo, para dentro da instituição, o que a sociedade pensa e precisa para construir em conjunto, soluções para o desenvolvimento sustentável do Pará.

Diversas instituições atenderam ao convite. O governo do estado se fez presente por meio das Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), assim como da Emater, Adepará, além da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Ceplac.

A Embrapa apresentou a diversidade de ações da Empresa para a cadeia do açaí. O chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Walkymário Lemos, ressaltou que os desafios desse setor até pouco tempo atrás, eram inerentes apenas à cultura ribeirinha dos paraenses, mas que hoje ultrapassou as fronteiras do Pará e tem franca demanda nacional e internacional. "Atualmente o açaí é uma cultura consolidada e estratégica para a Embrapa e para o estado", enfatizou Walkymário.

Tamanha é a importância econômica, social e cultural desse fruto que a Embrapa Amazônia Oriental lidera um arranjo nacional exclusivo, o "Tec Euterpe". Euterpe é o gênero botânico que abriga tanto o açaí solteiro (Euterpe precatória) como o açaí de touceira (Euterpe olerácea), este último, mais comum no Pará.

O arranjo tem como objetivo gerar tecnologias visando à sustentabilidade da cadeia do açaí e é coordenado pelo pesquisador William Castro, que o apresentou durante o evento.

Presente ao encontro, o diretor de fruticultura da Sedap, Geraldo Tavares, parabenizou a iniciativa da Embrapa e disse que o "Conversando com a Embrapa" vem somar os esforços feitos pelo Estado em favor do açaí. Ele citou o Pró-Açaí, programa lançado recentemente pela secretaria e que tem a ambiciosa meta de expandir a área de produção do fruto em 50 mil hectares (ha), resultando em aumento de 360 mil toneladas de frutos até 2024.

A Embrapa integra o grupo de instituições que participa do Pró-Açai e será responsável por toda a base genética das sementes a serem distribuídas aos produtores cadastrados ao programa.

O Conversando com Embrapa prevê novas reuniões ao longo ao ano. O calendário ainda está em construção com os parceiros, mas Adriano Venturieri adianta que os próximos temas serão sobre a cadeia leiteira e setor de fruticultura.  

Comentários