Selo de Qualidade abre Mercado para Agricultores Familiares em MG

Por Agência Minas

Há dois anos, a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Uberlândia e Região (Cooperaf), no Triângulo Mineiro, decidiu organizar pequenos produtores com a intenção de conquistar espaço no comércio local. Para isso, contou com a assistência técnica e gerencial da Emater-MG.

A iniciativa deu resultado. Ao conquistar o Selo da Agricultura Familiar, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o grupo oferece a garantia de alimentos de qualidade e aumenta vantagem competitiva no mercado.

Com a vantagem competitiva do selo e 255 famílias filiadas, a cooperativa apostou na produção de alimentos para compor a merenda escolar. Atualmente, abastece 195 escolas, entre instituições estaduais e do município.

Para quem adquire mercadoria com o selo, o resultado é a garantia de saber a origem do produto que consome. A marca contribui para a promoção da sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental, além da valorização da produção regional e da cultura local. E para o produtor, a iniciativa contribui para que a agricultura familiar se organize cada vez mais e qualifique suas ações comerciais.

Comentários

  1. Colegas
    Acho que iniciativas como selos como esse e mais os étnicos (quilombolas, indígenas), sociais (comercio Justo) e ambientais (orgânicos, sociobiodiversidade) territoriais (indicações geográficas) cumprem o objetivo de dar distinção a produtos de qualidade e em pequena escala. Parabéns pelo selo da Agricultura Familiar!!
    Gilberto Mascarenhas

    ResponderExcluir

Postar um comentário