Projeto “Mulheres do Campo: a força feminina em ação pelo desenvolvimento sustentável”

Por Clube Amigos da Terra - CAT - Sorriso - MT



O Projeto “Mulheres do Campo: a força feminina em ação pelo desenvolvimento sustentável” teve início em 2009 a partir de uma avaliação com um grupo de 30 produtoras rurais sobre a participação da mulher dentro do agronegócio no município de Sorriso no estado do Mato Grosso. 

Os principais resultados dessa avaliação mostraram que as mulheres se sentiam “excluídas” e desvalorizadas no meio rural e gostariam de ter uma participação mais efetiva na promoção da sustentabilidade. 

A partir da identificação destes problemas, nasceu o projeto “Mulheres do Campo” que sugeria a realização de vários cursos de capacitação para o grupo nas questões relativas a liderança, gestão da propriedade rural e ao papel da mulher na sociedade atual. 

No decorrer da participação das mulheres nos cursos e dado ao crescente fortalecimento do seu valor como indivíduo e agente de transformação social, o grupo propôs ações voltadas para a promoção da sustentabilidade as quais foram realizadas no decorrer dos últimos anos. Em 2010 aconteceu o I Fórum “Construindo um Futuro Melhor”. 

Em 2011, o grupo abraçou a causa da coleta seletiva do lixo nas propriedades rurais e em 2012 a implantação de composteiras para o lixo orgânico com a finalidade de produção de adubo a ser utilizado nas hortas das propriedades rurais. 

Em 2013 o foco foi a questão da violência doméstica e em 2014 o foco está na reativação da Associação Produtiva das Mulheres da Poranga, nome comum dado ao Assentamento Jonas Pinheiro (Sorriso – MT), com o objetivo de produzir derivados de leite, cana e polpa de frutas do Cerrado. 

Esta Associação existe desde 2007 e a intenção do grupo é a sua reestruturação e a motivação das mulheres para que a entidade volte ao seu efetivo funcionamento favorecendo a geração de renda para as produtoras rurais da agricultura familiar do município.

Maiores detalhes sobre essa iniciativa na página 45 da publicação abaixo:

Comentários