Produtores de Corupá buscam certificação como banana mais doce do Brasil

Por Shirlei Paterno

Heinz Siewert é um dos principais produtores familiares de Corupá. Foto: Carlos Júnior/ND
A cidade de Corupá, conhecida como a Capital Catarinense da Banana, pode ganhar outro título, a de produtora da banana mais doce do Brasil. Pesquisadores da Asbanco (Associação de Bananicultores de Corupá) realizam estudos e juntam documentos que provam que a indicação geográfica da cidade e o clima são propícios para produzir o fruto mais doce do país. A identificação do produto será garantida através de um selo de indicação geográfica.

O município oferece condições climáticas especiais, em função da sua localização, como microclima mais quente e úmido, maior amplitude térmica e chuvas bem distribuídas durante todo o ano para produzir bananas diferenciadas.

A banana é a fonte de renda de cerca de 600 famílias de Corupá. O município produz anualmente 155 mil toneladas do fruto, 10% vão para exportação. A notícia de um selo que garante a fruta como a mais doce do país animou os produtores.

Matéria Completa: http://ndonline.com.br/joinville/noticias/297432-produtores-de-corupa-buscam-certificacao-como-banana-mais-doce-do-brasil.html

Comentários