Pesquisadores debatem em Barreiras o desenvolvimento de tecnologias sociais para a agricultura familiar



Dados do Ministério da Agricultura afirmam que o pequeno produtor rural ocupa hoje papel decisivo na cadeia produtiva que abastece o Brasil. De acordo com o órgão, a agricultura familiar produz 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros. O Oeste Baiano é responsável por boa parte dessa produção, tendo cerca de 50% de sua população vivendo na zona rural.

Por esse motivo, é fundamental o desenvolvimento de novas tecnologias que auxiliem o homem do campo a gerir sua propriedade, aumentando a produtividade e reduzindo a pobreza e a subsistência, principalmente diante do desafio de fornecer alimento a uma população que no ano de 2050 deve chegar a 260 milhões de habitantes, de acordo com projeções do IBGE.

Para refletir sobre essas e outras questões relativas ao papel da ciência e inovação tecnológica, assim como na melhoria da qualidade de vida do agricultor, a Assessoria de Políticas Nacionais e Internacionais (APNI) da Universidade Federal do Oeste (Ufob), organizou um encontro que vai reunir professores, técnicos e agentes regionais de desenvolvimento para debater sobre o fortalecimento da pesquisa e inovação nesse ramo de atividade.

O I Workshop de Tecnologias Sociais para a Agricultura Familiar terá como tema central ‘Estratégias institucionais para implementação da sua unidade de pesquisa, inovação e difusão tecnológica’. O evento acontece nos dias 22 e 23 de janeiro de 2016, no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras. A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico até 21 de janeiro. 

Para o assessor da APNI, professor Almir Vieira Silva, as ferramentas tecnológicas precisam ser pensadas para melhorar a vida das pessoas. “É uma boa oportunidade para conhecer mais as políticas governamentais de apoio e fortalecimento de projetos que atendam ao agricultor familiar. Também permitirá aos participantes um intercâmbio com profissionais de outras instituições e a formação de grupos de trabalho para implantação do NUTSAF”.

O docente também destaca que os palestrantes convidados para esta primeira edição coordenam projetos em diversas áreas de aplicação, como energia, agroindústria, potabilidade da água e irrigação de baixo custo e saúde. 

Mais informações sobre o Workshop podem ser obtidas pelo telefone (77) 3614-3519 ou no e-mail: coop.ni@ufob.edu.br.

Comentários