Países do Mercosul conhecem experiências de agricultoras brasileiras

Por Ranyelle Andrade/Ascom/MDA


A experiência brasileira na elaboração de políticas públicas para promoção da autonomia e da igualdade das mulheres do campo tem sido referência para países da América do Sul. De 25 a 30 de janeiro, representantes de governo e de organizações da agricultura familiar de sete países do Mercosul estarão em solo brasileiro para conhecer histórias de êxito de acesso a políticas públicas pelas mulheres rurais. O local escolhido para o encontro, promovido pela Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf) com apoio do governo federal, é a região Oeste do Rio Grande do Norte, no nordeste brasileiro.

O intercâmbio faz parte do II Programa de Fortalecimento de Políticas Públicas de Gênero para a Agricultura Familiar, Campesina e Indígena para América Latina e Caribe, conduzido pela Reaf. O objetivo é contribuir na promoção e no fortalecimento de políticas de apoio a organização produtiva, assistência técnica para mulheres, transição e produção agroecológica e convivência com o semiárido nos países do Mercosul.

Os intercâmbios fazem parte de uma estratégia do Programa Regional de Gênero da Reaf para reduzir as desigualdades de gênero no acesso, uso e controle de recursos na agricultura familiar e ampliação da participação das mulheres nos espaços de tomada de decisão.



Comentários